Buscar

12/04/2018 às 15:32, Atualizado em 12/04/2018 às 13:23

Governo sinaliza incorporar abono, mas greve de administrativos continua

Proposta formal deve ser apresentada nesta quinta.

Cb image default
Divulgação

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul deverá enviar à diretoria da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) ainda na manhã desta quinta-feira (12) proposta que pode por fim à greve dos administrativos da educação no Estado. De acordo com o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, o governo se comprometeu a enviar o documento após reunião ocorrida no fim de tarde de quarta-feira (11).

Durante o encontro, segundo o sindicalista, teria sido pacificada a legalidade de se incorporar pelo menos parte do abono de R$ 200,00. "Conseguimos comprovar que a correção de distorção de carreiras pode ser feita até junho. O que o governo de fato não pode fazer é aumentar a revisão geral, mas a distorção de carreiras que ganham abaixo do salário mínimo pode ocorrer até junho", explica Teixeira.

Ao todo, a Fetems já teve três reuniões com o governo do Estado - a primeira, ocorrida na terça-feira (10), marcou o primeiro diálogo entre a categoria e o Executivo Estadual. A segunda, ocorrida na manhã de ontem, contou com um debate entre a Fetems e a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) a fim de dirimir as questões legais que envolvem a incorporação do abono. Na terceira, ocorrida também na quarta-feira, houve o compromisso por parte do governo de submeter uma proposta por escrito.

Nova assembleia

O presidente da Fetems destacou que, uma vez tenha recebido a proposta por escrito, uma nova assembleia será convocada para avaliar a proposta, provavelmente na sexta-feira. "Se recebermos ainda nesta manhã a proposta, temos como convocar os representantes dos 73 Simteds (sindicatos municipais de trabalhadores da educação) do Estado para que compareçam a Campo Grande. Só então iremos deliberar sobre o fim da paralisação. Até lá, a greve continua normalmente", aponta.

A principal reivindicação da categoria, que está em greve desde terça-feira, é a incorporação do abono de R$ 200,00 ao salário, a fim de corrigir distorções salariais. Além do abono, os administrativos também pedem implantação de plano de cargos e carreiras e concurso público - segundo a Fetems, há um déficit de cerca 4.300 funcionários administrativos. A greve já teria adesão de 80% dos servidores, ocasionando problemas para abertura de escolas em cidades do interior, como Aquidauana, Dourados e Três Lagoas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.