Buscar

09/02/2021 às 15:30, Atualizado em 09/02/2021 às 15:27

NOVA ANDRADINA: Esquema de compra de votos envolveu assessores e secretários, aponta denúncia

Prefeito eleito de Nova Andradina nega acusações

O suposto esquema de compra de votos nas eleições de 2020 em Nova Andradina - teria contado com a participação de pelo menos 20 pessoas, conforme a denúncia já entregue ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que agora investiga o caso e está na fase de colheita de provas. A informação foi divulgada nesta semana pelo site Campo Grande News.

Um dos alvos da apuração é o prefeito de Nova Andradina, Jose Gilberto Garcia (PL), nome ao qual os votos deveriam ser destinados, segundo a denúncia - feita por pessoa que frisa fazer parte do esquema e tinha relação direta com o prefeito. Secretários e assessores também são apontados, sem citação de nomes, como envolvidos.

"O Amarelinho [ex-vereador Vailton Vlademir Sordi, do MDB] era só um intermediário. Minha relação era com o Gilberto", crava o denunciante, que não teve seu nome revelado pelo site da capital, mas conforme apurou o Nova Noticias, trata se do Tiago Pinheiro da Silva, de 35 anos. "Eu era o final da ponta do iceberg. Lidei com uns seis, mas deve somar uns 20", completa ele em depoimento feito na Polícia Civil de Nova Andradina.

Várias gravações sobre a situação circularam em grupos do WhatsApp, sendo que todo esse conteúdo, além de outros que ainda não tinham ido à público, foram entregues ao MP na sexta-feira (6). Também foi colhido depoimento sobre a denúncia.

Uma dessas gravações falava sobre suposta distribuição de centenas de tênis e bolas para a população. Uma entrega de cestas básicas também foi usada para atrair famílias para uma reunião política do candidato a vereador Rogério de Souza (PDT). O suposto esquema veio à tona em dezembro, quando o denunciante resolveu delatar o caso.

"O esquema era para reeleger o Gilberto. Era para tentar derrubar o Roberto Hashioka [ex-prefeito e ex-secretário estadual de Administração, do PSDB] que estava em primeiro nas pesquisas e reeleger o Gilberto", conta o denunciante. Gilberto Garcia acabou mesmo reeleito, com mais de 11 mil votos - enquanto Hashioka teve 9,2 mil.

Outro lado

Para o site campograndenews, o prefeito José Gilberto Garcia afirmou estar sendo alvo de chantagem e tentativa de extorsão. Ele negou todas as acusações e revela ainda que fez uma representação na Polícia Civil, que deve instaurar um inquérito para apurar a situação, em breve.

"Estou só esperando o Ministério Público nos chamar para irmos lá e apresentar a nossa versão", contou Garcia, ao site da capital. "Não tem nada material que prove isso que está sendo falado", completou GG, sem revelar se o denunciante entrou em contato pedindo dinheiro ou favor, o que configuraria de fato extorsão.

O site da capital, tentou contato dom o Amarelinho, porem o mesmo não foi encontrado em nenhum dos dois números cadastrados por ele na Justiça Eleitoral para as eleições de 2020. Um deles foi atendido por outra pessoa, enquanto o outro consta como inexistente. Já Rogério o de Souza, chegou a atender a ligação da reportagem, mas alegou que a ligação estava cortando e a chamada foi encerrada.

O Nova Noticias também tentou contato com os nomes citados, Rogério, Gilberto e o Amarelinho, mas não obteve êxito em conversar com eles, porem o site deixa a disposição o espaço para se manifestarem. Já o Tiago, o site não fez contato, mas teve acesso ao depoimento em que deu na Polícia Civil, mas caso o mesmo queira se manifestar o Nova Noticias também coloca-se a disposição.

Com informações da Policia Civil e do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.