Buscar

31/05/2022 às 11:00, Atualizado em 30/05/2022 às 23:23

Morre o ator Milton Gonçalves, aos 88 anos

Milton Gonçalves foi contratado pela TV Globo em 1965, antes mesmo da inauguração da emissora

Cb image default
Milton Gonçalves tinha 88 anos (Foto: Globo/Alex Carvalho)

Morreu o ator Milton Gonçalves, aos 88 anos, no Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira (30). O artista estava em casa e faleceu em decorrência de problemas de saúde que enfrentava desde que teve um AVC, em 2020.

Na época, o ator participava de uma feijoada na quadra da escola de samba Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, e ficou três meses internado, com o uso de aparelhos para respirar.

Carreira

Milton Gonçalves foi contratado pela TV Globo em 1965, antes mesmo da inauguração da emissora, a convite do ator e diretor Otávio Graça Mello, de quem fora companheiro de set no filme "Grande Sertão" (1965). No canal, fez mais de 40 novelas, atuou em programas humorísticos e minisséries de sucesso.

Sua atuação como Pai José na segunda versão da novela "Sinhá Moça" (2006) lhe deu a indicação para o prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional. Além disso, foi o primeiro brasileiro a apresentar o evento, anunciando o vencedor da categoria de Melhor Programa Infanto-juvenil.

Sua última novela foi "O Tempo Não Para" (2018), quando interpretou o catador de material reciclável, Eliseu.

Milton fez teatro infantil e amador. Sua estreia correu em 1957, no Arena, na peça "Ratos e Homens", de John Steinbeck.

Junto com Célia Biar e Milton Carneiro, ele formou o primeiro elenco de atores da Globo. "Não tinha inaugurado nada ainda. Os três estúdios, aquele auditório, pareciam para mim os estúdios da Universal. O primeiro salário foi 500 cruzeiros. E eu fiquei feliz", recordou em um depoimento para a TV Globo.

O velório e sepultamento acontece nesta terça-feira no Rio de Janeiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.