Publicado em 31/05/2022 às 11:00, Atualizado em 30/05/2022 às 23:23

Morre o ator Milton Gonçalves, aos 88 anos

Milton Gonçalves foi contratado pela TV Globo em 1965, antes mesmo da inauguração da emissora

Redação,
Cb image default
Milton Gonçalves tinha 88 anos (Foto: Globo/Alex Carvalho)

Morreu o ator Milton Gonçalves, aos 88 anos, no Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira (30). O artista estava em casa e faleceu em decorrência de problemas de saúde que enfrentava desde que teve um AVC, em 2020.

Na época, o ator participava de uma feijoada na quadra da escola de samba Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, e ficou três meses internado, com o uso de aparelhos para respirar.

Carreira

Milton Gonçalves foi contratado pela TV Globo em 1965, antes mesmo da inauguração da emissora, a convite do ator e diretor Otávio Graça Mello, de quem fora companheiro de set no filme "Grande Sertão" (1965). No canal, fez mais de 40 novelas, atuou em programas humorísticos e minisséries de sucesso.

Sua atuação como Pai José na segunda versão da novela "Sinhá Moça" (2006) lhe deu a indicação para o prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional. Além disso, foi o primeiro brasileiro a apresentar o evento, anunciando o vencedor da categoria de Melhor Programa Infanto-juvenil.

Sua última novela foi "O Tempo Não Para" (2018), quando interpretou o catador de material reciclável, Eliseu.

Milton fez teatro infantil e amador. Sua estreia correu em 1957, no Arena, na peça "Ratos e Homens", de John Steinbeck.

Junto com Célia Biar e Milton Carneiro, ele formou o primeiro elenco de atores da Globo. "Não tinha inaugurado nada ainda. Os três estúdios, aquele auditório, pareciam para mim os estúdios da Universal. O primeiro salário foi 500 cruzeiros. E eu fiquei feliz", recordou em um depoimento para a TV Globo.

O velório e sepultamento acontece nesta terça-feira no Rio de Janeiro.