Publicado em 26/05/2019 às 09:00, Atualizado em 25/05/2019 às 22:13

Coren-MS questiona prefeito e Câmara de Nova Andradina sobre demissões de enfermeiros

Representantes do Conselho pediram que caso seja investigado.

Redação,
Cb image default
Representantes do Cofen reunidos no gabinete do prefeito Gilberto Garcia – Foto: Ascom/Coren-MS

Para pedir esclarecimentos sobre o caso de dois enfermeiros demitidos do Hospital Regional de Nova Andradina após um suposto episódio de “carteirada” envolvendo o vereador Airton Castro, o presidente e a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS), Dr Sebastião Junior Henrique Duarte e Dra Nívea Lorena Torres, se reuniram nesta sexta-feira (24) com o presidente da Câmara de Vereadores e com o prefeito do município.

De acordo com denúncias recebidas pelo Coren-MS e com notícias publicadas na imprensa local, o parlamentar tentou valer-se do cargo político para visitar fora do horário de visitas um amigo que estava internado, desrespeitando o protocolo adotado para garantir a segurança dos pacientes. O caso teria ocorrido no sábado (18) e os profissionais foram demitidos dois dias depois, na segunda-feira (20).

Em seguida à primeira reunião, os representantes do Conselho Regional de Enfermagem estiveram com o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia (PR); com o diretor administrativo do Hospital Regional, Valmir Moraes da Silva; e novamente com o vereador Amarelinho. O chefe do Executivo Municipal disse aos representantes do Coren-MS que se posiciona a favor da apuração dos fatos, mas que a maior preocupação em relação ao Hospital Regional agora é cumprir o TAC.

O Dr. Sebastião Junior lembrou ao prefeito que, mesmo depois que a substituição de contratados por concursados estiver completa, ainda haverá um déficit de profissionais da Enfermagem no Regional e que tal situação interfere na qualidade e na segurança dos pacientes. O presidente do Coren-MS ressaltou a preocupação com a situação de conflitos internos no Hospital de Nova Andradina “há mais de um ano estamos recebendo denúncias de conflitos interpessoais, inclusive existem processos éticos em tramitação. É preciso medidas para melhorar as relações profissionais e o respeito aos profissionais é só o começo. Também é necessário apurar se realmente os profissionais estão sendo coagidos e tratados com força coercitiva”.

Ao presidente do Coren-MS, Gilberto Garcia respondeu que a prefeitura está no limite prudencial e que não pode, no momento, realizar novos concursos públicos ou contratar diretamente mais profissionais da área.

Cb image default
Os Drs. Sebastião Duarte e Nívea Lorena falaram sobre o episódio de demissões e sobre a saúde pública em Naviraí – Foto: Ascom/Coren-MS

POPULAÇÃO PODERIA SER PREJUDICADA

O presidente do Legislativo Municipal esqueceu-se de considerar a importância da segurança do paciente ao afirmar durante a reunião que, mesmo que fique comprovada a conduta errada do vereador, a população não teria como ser prejudicada por um episódio que envolve somente um profissional da Enfermagem e um vereador. A conselheira Nívea contestou esse entendimento, ressaltado que o desrespeito ao horário de visita pode representar sérios riscos para os pacientes e interfere na autonomia dos profissionais de enfermagem, principalmente quando pacientes em estado grave estão sendo atendidos.

“O horário de visitas é uma regra não somente por constar em um protocolo, ele existe para garantir a privacidade e a segurança do paciente, especialmente porque um procedimento delicado pode estar sendo realizado e neste momento visitas não são permitidas. Desrespeitar isso é interferir no direito do outro”, disse ela.

Tanto os hospitais públicos quanto os particulares devem implantar protocolos de visita e acompanhantes, e informar suas normas aos visitantes e aos acompanhantes.

Nota de repudio:

O Coren-MS repudia toda forma de coação e violência contra profissionais que lidam com a saúde da população, em especial os profissionais da Enfermagem, por serem a linha de frente dos serviços de saúde. Todo profissional de Enfermagem DEVE recorrer ao Coren-MS em situações de impedimento/interferência no exercício profissional. Nenhuma pessoa deve ser desrespeitada em qualquer lugar, principalmente no exercício laboral. Cabe também aos representantes políticos defenderem os interesses coletivos em detrimento dos interesses individuais.

Com informações do site do Coren-MS