Buscar

08/12/2020 às 13:30, Atualizado em 08/12/2020 às 13:18

Após um ano erosão aumenta em Nova Andradina

Além dos estragos ambientais, chuva forte também deixou vários danos a moradores.

Cb image default
Foto - Marcos Donzeli

A quase, um ano, precisamente no dia 18 de dezembro de 2019, o Nova Noticias fez uma ampla cobertura de dois animais (vacas leiteiras) que caiu em um buraco, em uma propriedade rural existente próximos aos bairros Argemiro Ortega e Cristo Rei, em Nova Andradina. A propriedade, é antiga Fazenda Baile. (Detalhes da matéria do ano de 2019 no link abaixo).

Na matéria da época, foi noticiado pelo Portal avanço do buraco com aproximadamente 700 metros de extensão, em direção a cidade (perímetro urbano) e o perigo que o mesmo apresentava. Moradores residentes nas imediações relataram da preocupação e as consequências que a erosão poderia trazer e trouxe no último final de semana.

Cb image default
Foto - Marcos Donzeli

Passados quase 365 dias, a situação piorou, mesmo com a prefeitura ter informado que várias medidas foram tomadas para conter a erosão e estão sendo tomadas.

Na sexta-feira, dia 04 de dezembro, bastou mais uma chuva forte na cidade de Nova Andradina, o problema na esquina das ruas Espírito Santo com a Antônio Duarte, aumentou e desta vez com estragos incalculáveis, tendo inclusive moradores terem que deixarem suas casas. A enxurrada levou a calçada, parte de muros e as residências construidas no local, na beira do abismo.

Cb image default
Foto - Marcos Donzeli

Moradores das imediações relataram a imprensa que a prefeitura de Nova Andradina, apesar da tragédia anunciada a muito tempo só veio a se preocupar com a situação no mês de novembro.

Versão da prefeitura de Nova Andradina

Ainda na sexta-feira, dia 04 de dezembro, a assessoria de imprensa, publicou uma nota no site oficial da prefeitura de Nova Andradina, informando que a administração já havia tomadas as providencias. Veja abaixo.

As fortes chuvas que caíram no início desta tarde causaram o rompimento das tubulações de esgoto e águas pluviais na região da rua Antônio Duarte com a rua Espírito Santo, região onde existe uma grande erosão há vários anos, próximo ao Argemiro Ortega.

Esta área, inclusive, teve reconhecida a situação de emergência pela Defesa Civil do Estado por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Obras de drenagem de águas pluviais e a construção de uma caixa de detenção e barragens estavam em andamento há cerca de 20 dias, porém, infelizmente, com as fortes chuvas, os trabalhos foram totalmente danificados.

Por precaução, o imóvel em risco de desabamento já estava desocupado e toda a região interditada. Não houve vítimas e nem desalojados.

O secretário de infraestrutura, Júlio César Castro Marques, esteve no local para averiguar a situação e fazer as intervenções pontuais mais urgentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.