As vendas do varejo durante a semana da Páscoa foram as piores desde 2007, recuando 9,6% sobre o mesmo período do ano passado, informou nesta segunda-feira (28) a empresa de análise de informações de crédito Serasa Experian.
O indicador de atividade do comércio apurado pela empresa mostrou queda mais intensa na cidade de São Paulo, onde as vendas no período, de 21 a 27 de março, recuaram 11,6%.
A Páscoa é a segunda data mais importante para o setor supermercadista, atrás apenas do Natal.
No final de fevereiro, supermercados do país já informavam expectativa de queda a estabilidade de vendas no período da Páscoa, com as redes varejistas apostando em produtos de preço mais baixo.
"O aprofundamento da recessão econômica, que coloca o desemprego em trajetória de elevação, e a queda do poder de compra dos consumidores devido à inflação, impactaram negativamente o movimento varejista durante a data", afirmou a Serasa em comunicado à imprensa.
A Serasa começou a medir a atividade do comércio durante a Páscoa em 2007 e até este ano o indicador nunca havia apresentado retração frente ao ano anterior. Em 2015, o índice mostrou estabilidade, após subir 1,6% em 2014.
O indicador tem como base amostra de consultas realizadas por comerciantes no banco de dados da Serasa Experian sobre consumidores. (Com informações da Folha de São Paulo).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.