Buscar

20/02/2021 às 15:37, Atualizado em 20/02/2021 às 11:39

Estudos da vacina contra dengue entram na fase 3 e UFMS seleciona médicos

Entre as atribuições dos médicos selecionados, estão consultas com crianças a partir de dois anos, adolescentes e adultos

Cb image default
Divulgação

Vacina do SUS (Sistema Único de Saúde) contra a dengue a ser produzida pelo Instituto Butantan entrou na fase três de pesquisas e médicos que queiram participar da análise de dados das pessoas vacinadas podem se inscrever. A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) atua no processo de desenvolvimento do imunizante.

Pesquisador responsável pelos estudos da vacina em Campo Grande, o infectologista e professor da Faculdade de Medicina, Erivaldo Elias Junior, diz que não é mais possível, nessa fase da pesquisa, participar como voluntário a receber o medicamento. “A atual fase corresponde ao acompanhamento dos participantes vacinados em 2016 e 2017”, explica.

Conforme a UFMS, entre as atribuições dos médicos selecionados para isso, estão consultas com crianças a partir de dois anos, adolescentes e adultos participantes do estudo.

As atividades irão incluir exame físico; documentação de história médica; verificação de medicações concomitantes e prévias; conferência de carteira de vacinação; realização de prova do laço; documentação e avaliação de evento adverso e evento adverso grave e acompanhamento de segurança após a vacinação.

Os médicos irão realizar ainda avaliação de resultados laboratoriais; revisão e assinatura de ficha clínica; contatos de vigilância; consultas de febre, vigilância e eventos adversos; e prescrição médica.

É preciso também ter disponibilidade para atuação entre as 17h e 22h em dias úteis e aos sábados pela manhã, conforme escala da equipe.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no dia 1º de março de 2021 na sala 51 da Famed, na Cidade Universitária em Campo Grande. O atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 16h, seguindo orientações do Plano de Biossegurança da Faculdade. Para participar, acesse aqui.

A pesquisa para desenvolvimento da vacina acontece desde 2016 e agora está na fase 3. O estudo para a avaliação da eficácia e segurança da vacina tetravalente contra a dengue, ou seja, contra os quatro tipos virais, inclui quase 17 mil participantes em diversos estados, sendo 562 em Campo Grande.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.