Buscar

20/04/2022 às 07:30, Atualizado em 19/04/2022 às 21:50

Estados terão prazo para se adequar ao fim de emergência na saúde pública

Secretários de MS se reuniram com secretária extraordinária de enfrentamento à covid

Com o anúncio do fim da emergência sanitária na saúde pública do país devido à pandemia de covid-19, feito pelo Ministério da Saúde no último domingo (17), o secretário Flavio Britto, titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, estiveram em Brasília (DF) para reunião com representante do ministério na terça-feira (19).

Eles se reuniram com a secretária extraordinária de enfrentamento à covid, Rosana Leite de Melo. De acordo com Rocha, que agora preside o comitê gestor do Prosseguir, o processo de encerramento de emergência sanitária exige o acionamento de medidas ligadas a portarias ministeriais, estaduais e municipais. “Por isso, estamos aqui em Brasília, buscando novos encaminhamentos”, afirmou. Essa ação se faz necessária para evitar eventual risco de desassistência à população devido a revogação da Portaria nº 188 do Ministério da Saúde, que instituiu a emergência.

Segundo o secretário de saúde de MS, Rosana garantiu que será concedido aos estados tempo necessário para que se adequem à nova realidade, fora da situação de emergência. “Por ora, ela nos garantiu que os estados terão esse intervalo de tempo para se adaptarem, mas não sabe qual será esse hiato que os estados terão, se será de 30 ou 90 dias”, detalhou Britto.

De acordo com anúncio do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na noite do domingo, o fim da emergência de saúde pública foi possível devido à melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do SUS (Sistema Único de Saúde). -

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.