Buscar

22/07/2020 às 09:02, Atualizado em 22/07/2020 às 00:10

Brasil é primeiro país na fase final de testes da vacina chinesa contra COVID-19

Os voluntários receberão duas doses com intervalo de 14 dias.

Cb image default
Governador de São Paulo, João Dória, mostra em sua coletiva de imprensa realizada em 21 de julho de 2020 a embalagem da vacina chinesa produzuda pela Sinovac no Hospital das Clínicas

O Brasil se tornou o primeiro país a iniciar os testes de fase 3 da vacina chinesa Coronavac contra o coronavírus nesta terça-feira, informou à AFP o laboratório Sinovac Biotech.

Uma clínica geral de 27 anos foi a primeira de 9.000 médicos e paramédicos voluntários que receberão a vacina nos próximos três meses como parte do acordo entre o laboratório chinês e o instituto de pesquisa brasileiro Butantan para realizar os testes na última fase antes de sua aprovação.

"Eu fico muito contente de poder participar dessa experiência, a gente está vivendo um momento único e histórico e foi o que me fez querer participar desse projeto por fazer parte desse momento", afirmou a médica, cuja identidade não foi revelada, em vídeo divulgado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Cerca de 20.000 doses de Coronavac, que chegaram a São Paulo na segunda-feira de manhã, serão distribuídas para 12 centros de pesquisa nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, além da capital, Brasília.

Essas regiões estão entre as mais afetadas pela pandemia no Brasil, cujos 2,1 milhões de casos e mais de 80.000 mortes são o segundo país mais atingido pela doença, depois dos Estados Unidos.

Os voluntários receberão duas doses com intervalo de 14 dias.

Em entrevista coletiva do Hospital das Clínicas, o governador de São Paulo, João Doria, descreveu o início dos testes na fase final de "uma das vacinas mais avançadas do mundo" contra o coronavírus como um "dia histórico".

Na segunda-feira, Doria indicou que os resultados são esperados em até 90 dias e que, se forem positivos, no início de 2021 o Instituto Butantan produzirá 120 milhões de doses que serão distribuídas pelo sistema público de saúde (SUS).

Desde o final de junho, o Brasil também está testando a vacina ChAdOx1 nCoV-19 contra o coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford em conjunto com o grupo farmacêutico britânico AstraZeneca.

Esta vacina britânica, juntamente com outra do grupo chinês Cansino Biologics, provou ser segura para os pacientes e produziu uma importante resposta imune, de acordo com resultados de ensaios clínicos publicados segunda-feira na revista médica The Lancet.

O Brasil foi selecionado para testes de vacinas devido ao forte impacto da pandemia, que ainda está se espalhando em vários estados.

Especialistas argumentam que a falta de testes no país de quase 212 milhões de pessoas sugere que os números reais são provavelmente muito maiores.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça a realização de testes em humanos de outras duas vacinas, desenvolvidas pela empresa alemã de biotecnologia BioNtech e a farmacêutica americana Pfizer.

O estudo prevê a participação de 29.000 voluntários em todo o mundo, mil deles no Brasil, nos estados de São Paulo e Bahia, nas fases 2 e 3.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.