Buscar

09/12/2025 às 14:00, Atualizado em 09/12/2025 às 12:43

"Vedar os ralos é fundamental", alerta Saúde de Batayporã sobre escorpiões

Equipe da Vigilância Sanitária e Entomológica listou série de cuidados para prevenir ocorrências com o animal peçonhento

Cb image default
Foto - Douglas Leite

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária e Entomológica, alerta à população sobre o aumento no registro de escorpiões na área urbana. O período quente e úmido favorece a reprodução e circulação desses animais, o que exige atenção redobrada dentro das residências. De acordo com o departamento, o enfrentamento ao problema depende de ações conjuntas, mas a primeira barreira de proteção está no ambiente doméstico.

Entrada pela rede de esgoto é o principal ponto de risco

A equipe técnica identificou que a maior parte das ocorrências está relacionada ao acesso dos escorpiões pela rede de esgoto, especialmente nas casas sem vedação adequada. "O escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), espécie de maior risco por possuir veneno potente, utiliza ralos, caixas de gordura e tubulações como rota de entrada e local de alimentação — principalmente por caçar baratas e outros insetos. Então, vedar ralos é fundamental", explicou o coordenador Douglas Leite.

A Vigilância reforça que cabe ao morador garantir a vedação correta dentro do imóvel. Entre as recomendações, estão:

Instalar telas ou ralos do tipo “abre e fecha” em pias, tanques e banheiros;

Manter caixas de gordura e esgoto sempre limpas e vedadas;

Vedar frestas em paredes, rodapés e portas.

Sem essas medidas, o animal pode acessar o interior da residência mesmo que a limpeza externa esteja em dia.

Quintais limpos e descarte correto do lixo

Outro fator que favorece a presença de escorpiões é o acúmulo de materiais nos quintais. Entulhos, madeira empilhada, tijolos e lixo servem de abrigo para o animal e atraem baratas, sua principal fonte de alimento.

A Vigilância também alerta para que os moradores preservem predadores naturais, como lagartixas e sapos, que auxiliam no controle dos escorpiões. O uso de inseticidas em spray é contraindicado, pois não elimina o animal e pode deixá-lo mais agressivo e levá-lo a sair de seus habitats.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.