O município de Batayporã encerrou, na noite da última terça-feira (26), a programação da Campanha Agosto Lilás – mês de prevenção e combate à violência contra a mulher – com o evento “Diálogos que Fortalecem”, realizado na Câmara Municipal. A ação lotou a Casa de Leis reunindo estudantes da Escola Estadual Jan Antonin Bata, professores e professoras, servidores públicos, secretários municipais, autoridades locais, vereadores e famílias da comunidade.
O evento foi marcado por momentos de reflexão e de fortalecimento da rede de proteção, com a presença de convidadas especialistas que compartilharam experiências e perspectivas sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
A dinâmica contou com a psicóloga Sonia Rodrigues, com a delegada da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), de Nova Andradina, Melissa Bezerra, com vereadora e procuradora legislativa da mulher, Andrea Cruz, a coordenadora de políticas para as mulheres, Simone França, e com a secretária de Assistência Social, Thayse Melo, sob mediação da jornalista e assessora de comunicação da Prefeitura de Batayporã, Ana Carla Barbosa Santi.
Outro destaque do encontro foi a adesão formal de Batayporã ao Programa Protege, iniciativa do Governo Estadual voltada ao combate à violência doméstica e familiar, oficializada pelo prefeito Germino Roz por meio de decreto municipal. “Programas como o Protege ampliam a rede de segurança, garantindo que nossas mulheres tenham respaldo e dignidade. O poder público deve ser protagonista nesse processo e estamos prontos para somar com nossas ações”, destacou o gestor.
A secretária municipal de Assistência Social, Thayse Melo, parabenizou a colaboração das convidadas e ressaltou o diálogo. “O Agosto Lilás é um marco de mobilização. Este evento só aconteceu graças ao comprometimento das nossas parceiras e do engajamento da comunidade, que mostra o quanto precisamos caminhar juntos pelo fim da violência contra a mulher”, afirmou. Thayse também enfatizou uma visão integral da prevenção e acolhimento. "São todos os setores: educação, saúde, assistência social. Só podemos fortalecer as mulheres caminhando juntos e evoluindo em cada política", complementou.
O Legislativo também reforçou seu papel de acolhimento ao tema. O presidente da Câmara, vereador Fábio de Mello, e a vereadora Andrea Cruz representaram a legislatura. Ambos frisaram a necessidade de manter a pauta ativa durante todo o ano e de construir políticas consistentes para a proteção das mulheres. Já as convidadas especialistas destacaram nuances como a configuração da violência de gênero sob as perspectivas jurídica, social e psicológica.
Mais intervenções
Na mesma data, também foi realizada uma ação especial junto às beneficiárias do Programa Bolsa Família, em que foram abordados temas de prevenção à violência e apresentada a dinâmica de acolhimento da rede socioassistencial. A atividade reforçou a proximidade dos serviços públicos com as famílias e destacou o papel fundamental da assistência social no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Ao longo do mês, a campanha promoveu uma série de intervenções de conscientização, como atos públicos, palestras, distribuição de materiais informativos, mobilização nas redes sociais, nos eventos esportivos e atividades de acolhimento e capacitação das equipes da Rede Socioassistencial e Rede Municipal de Saúde.
Fonte - Assessoria
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.