Buscar

04/08/2019 às 09:31, Atualizado em 03/08/2019 às 17:58

BATAYPORÃ: Takahashi inaugura Ambulatório de Saúde Mental

Mais uma iniciativa do Governo Municipal para garantir atenção integral às pessoas com transtornos psicossociais.

Cb image default
Divulgação

O prefeito Jorge Takahashi, ao lado da secretária de Saúde, Marcela Leite, inaugurou nesta sexta-feira (2) mais um importante serviço de saúde: o Ambulatório de Saúde Mental. Mais uma iniciativa do Governo Municipal com o intuito de garantir atenção integral às pessoas com transtornos psicossociais.

Acessibilidade, espaço amplo, maior comodidade e capacidade para o atendimento foram as prioridades na instalação do Ambulatório de Saúde Mental, que irá funcionar no Pronto Atendimento Médico (PAM). O serviço responde à necessidade de atendimento especializado integrando-se aos demais serviços das redes de atenção à saúde.

Takahashi destacou a importância de criar um espaço de prevenção e parabenizou a maneira como foi conduzida a consolidação do Ambulatório. “Quem tem problemas de saúde mental ou tem algum familiar que precisa do atendimento, sabe o que é dar dignidade a essas pessoas. Sabe o quanto é valiosa uma evolução, a atenção e o bom atendimento dos profissionais. Hoje estamos garantindo uma estrutura adequada para que esse suporte seja possível. Num local amplo e principalmente, com acessibilidade e capacidade de ampliar o número de atendimentos. Esse é um marco de mais uma conquista do nosso governo. Estamos avançando e fico feliz de fazer parte desse momento”, frisou o Chefe do Executivo.

A secretária Marcela sublinhou que o espaço era um sonho antigo das profissionais para proporcionar mais qualidade e humanização no atendimento aos usuários. “Esse é um projeto inovador de mudança da atenção psicossocial de saúde, buscando atender melhor as pessoas e aos profissionais, e ampliar a oferta de assistência especializada em saúde mental, a fim de reduzir a fila espera, pois sabemos que hoje os transtornos mentais tem atingido grande proporção dos habitantes do nosso município. Queremos que os pacientes se sintam bem acolhidos e tenham a certeza de que o Ambulatório de Saúde Mental é um local especial”.

A Gestora, por sua vez, relembrou os avanços da Saúde na atual administração e agradeceu mais uma vez ao Prefeito pela oportunidade de ver o nascimento de serviços essenciais de saúde, e por sempre apoiar iniciativas que visam garantir atendimento de qualidade a população.

Presente na inauguração, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudia Mustafá, falou do quanto precisa ser feito ainda na área da Saúde, mas que é preciso valorizar o que tem. “Não temos tudo para todos, mas podemos fazer o nosso melhor com educação, respeito e acolhimento”, enfatizou.

Claudia frisou que a demanda de problemas psicológicos e psiquiátricos que chegam na Secretaria de Saúde é grande e que o Ambulatório de Saúde Mental vêm somar ao trabalho que já é realizado no município na Atenção Psicossocial. “Em nome do Conselho Municipal de Saúde agradeço a Marcela e o Prefeito por mais essa conquista para a população batayporaense, e que nós como trabalhadores de saúde e usuários possamos fazer o melhor”, completou.

A inauguração também foi prestigiada pelo presidente do Legislativo, Cicero Leite; pelo vereador Cacildo Paião, e pelos secretários municipais Sônia Nantes (Educação, Cultura, Esportes e Lazer) e Dilmo Teixeira (Administração, Finanças e Planejamento), que destacaram a alegria de acompanhar a evolução da saúde pública no município.

“Estou muito feliz por dividirmos esse momento, pois formalizamos a realização de um sonho, de anseios latentes de fazer uma saúde mental mais ampla, abrangente, rápida, dinâmica e de qualidade. Iniciamos um novo ciclo com otimismo e alegria para fazermos o nosso melhor aos usuários”, afirmou uma das profissionais que irá atender no Ambulatório, Ciane Marques.

O ato contou com a presença de servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

O atendimento - Com acolhimento individual e de grupoterapia, o serviço do Ambulatório de Saúde Mental já inicia na próxima segunda-feira (5). A equipe técnica é composta por três psicólogas e uma psiquiatra, e a estrutura dispõe de dois consultórios e sala de acolhimento.

O Ambulatório irá funcionar de segunda a sexta-feira, no período das 6h30 às 12h30 e das 13h às 17h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.