Publicado em 10/05/2020 às 09:34, Atualizado em 09/05/2020 às 21:53

Batayporã realizou mais uma barreira sanitária neste final de semana

O Nova Noticias acompanhou o trabalho no Porto São José na divisa do MS com o PR.

Marcos Donzeli,
Cb image default
Momento do embarque no PR.Foto - Marcos Donzeli

Em mais um final de semana de barreira sanitária no município de Batayporã, o Nova Noticias foi até o Porto São José, localizado na divisa dos estados do Mato Grosso do Sul com o Paraná, distante a aproximadamente 100 quilômetros de Nova Andradina para ver de perto trabalho realizado neste sábado pelos agentes de saúde.

Primeiro o repórter cruzou de balsa o Rio Paraná numa extensão de 1.300 metros até a cidadezinha conhecida como Porto São José, no estado do Parará e após alguns minutos de espera acompanhou o embarque de uma carreta Volvo de nove eixos com placas de Dourados, vir até o lado do Mato Grosso do Sul.

Cb image default
Chegada no solo do MS.Foto - Marcos Donzeli

Em seguida a equipe da secretaria municipal de saúde de Batayporã que ficou durante o dia naquela região, fez o trabalho, onde colheu os dados do motorista.

Após ser liberado pelos agentes de saúde, o motorista seguiu com a carreta pela MS-134 (trecho não pavimentado de aproximadamente 80 quilômetros) até chegar à mesma rodovia pavimentada no perímetro urbano de Batayporã.

Este foi o segundo final de semana consecutivo que a secretaria municipal de saúde de Batayporã realizou este tipo de monitoramento. Além da barreira instalada no Porto São José, a secretaria manteve o serviço em outros dois pontos que dão acesso à cidade.

Cb image default
Equipe da secretaria junto com a gestora Marcela Leite.Foto - Marcos Donzeli

Segundo o apurado pelo Portal, assim como foi feito na primeira barreira no inicio do mês, o trabalho deste sábado teve a parceria de um grupo de pesquisadores ligados ao curso de Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A proposta visa a análise de dados em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG) para mapeamento e espacialização dos casos de Covid-19 no município.

O trabalho foi acompanhado de perto pela secretária municipal de saúde Marcela Leite. Todos os detalhes sobre a quantidade de veículos e pessoas que foram em Batayporã neste final de semana serão divulgados na segunda-feira.

No ferido prolongado do Dia do Trabalhador, quando foi realizada a primeira barreira sanitária no município, mais de 1.300 veículos de outras localidades estiveram em Batayporã, apurou o Nova Noticias.

Cb image default
Trecho da MS-134 (não pavimentado), próximo a barranca do Rio Paraná que liga a cidade de Batayporã.Foto - Marcos Donzeli