Buscar

02/06/2018 às 12:32, Atualizado em 02/06/2018 às 11:35

Semana na ALMS terá missa, solenidade, audiência, sessões e reuniões

A Santa Missa abre a agenda da semana de 3 a 9 de junho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Cb image default
Foto: Victor Chileno

A Santa Missa abre a agenda da semana de 3 a 9 de junho da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Proposta pelo deputado Dr. Paulo Siufi (MDB), a partir das 8h30, na segunda-feira (4), no Plenário Deputado Júlio Maia, será conduzida pelo Padre Valdeci Marcilino, vigário da Paróquia Senhor do Bonfim e diretor-presidente do Cotolengo-MS, entidade que realiza um trabalho voltado à pessoas com deficiência que foram abandonados pelas famílias ou vivem em situação de extrema pobreza. Na celebração haverá a presença da bandeira do Divino Espírito Santo.

À tarde, a partir das 14hs, também no Plenário, haverá a sessão ordinária dos deputados estudantes da 6ª edição do Projeto Parlamento Jovem, organizada pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. No evento haverá a palestra de Mara Calvis, representante da Solurb Soluções Ambientais. A palestrante abordará o tema Meio-Ambiente, que integra o Programa de Educação Ambiental Reciclando Nossas Atitudes. Durante a sessão, será realizada a assinatura de um termo de cooperação mútuo entre a Casa de Leis e a Solurb.

Na terça-feira (5) o deputado estadual João Grandão (PT), líder da bancada do partido na Casa de Leis, convocou uma audiência pública para debater a “Necessidade de notificação compulsória do câncer e a definição de prazo para conclusão diagnóstica da doença”. O evento começa às 15h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara. A parceria da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e a Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados enriquecerá a discussão que leva em conta que o tempo é um fator determinante para que o tratamento oncológico seja efetivo, já que o câncer é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil.

Na quinta-feira (7), está prevista a realização da Sessão Solene para a entrega da Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo aos pioneiros e participantes dos Clubes de Desbravadores do Mato Grosso do Sul. O evento será às 19h no Plenário Deputado Júlio Maia. O deputado Renato Câmara também é autor da Lei 5109, de 20 de dezembro de 2017, que institui o Dia dos Desbravadores no Estado.

As honrarias serão conferidas aos que prestaram relevantes serviços à sociedade sul-mato-grossense por meio das ações dos Clubes de Desbravadores. “O Clube de Desbravadores promove a integração de pais e filhos na faixa etária de seis a nove anos, com atividades na área da educação, e as crianças entre dez e 15 anos reúnem-se uma vez por semana para desenvolver talentos e habilidades em ações ao ar livre, entre elas acampamentos, caminhadas, escaladas e explorações em matas e cavernas. A entidade também alerta sobre os males causados pelo uso e abuso das drogas ilícitas”, explicou o deputado Renato Câmara.

Concluindo a semana, na sexta-feira (8), acontece a Audiência Pública “Cursos a distância na área da Saúde”, que será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 14h30, por proposição do deputado estadual Dr. Paulo Siufi (PMDB). O deputado realiza o debate para fazer um alerta à sociedade sobre a questão dos cursos realizados a distância (EAD) não prepararem bem o acadêmico para a área da saúde, já que é necessário vivenciar o processo in loco para adquirir experiência e poder realmente atuar neste segmento. “Os estudantes precisam vivenciar na prática o que aprendem com as teorias ministradas, nos cursos a distância isso não é possível, defendo esse tipo de ensino para outros cursos, não para a área de saúde”, enfatizou o proponente.

CCJR – Todas as quartas-feiras a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) se reúne a partir das 8h, no Plenarinho, para avaliar a constitucionalidade, legalidade, e juridicidade dos projetos que são enviados para a Casa de Leis por outros Poderes ou elaborados pelos parlamentares. Se aprovadas, as propostas são votadas em Plenário e nas Comissões de Mérito que analisam os diferentes assuntos contidos nos projetos.

Sessões – Às terças, quartas e quintas-feiras acontecem as sessões plenárias a partir das 9h, no Plenário. Entre as ações dos parlamentares, durante as sessões plenárias, estão a votação de matérias diversas na Ordem do Dia, tais como os projetos de lei. Todos os eventos da Casa de Leis são abertos ao público e à imprensa. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, no Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9.

Fonte - Site oficial da assembleia legislativa do MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.