Buscar

01/02/2018 às 11:02, Atualizado em 31/01/2018 às 23:33

PT usa Datafolha para reforçar tese de que eleição sem Lula fere democracia

Levantamento mostra que o petista mantém a liderança nas intenções de voto mesmo após condenação.

Cb image default
Lula no lançamento de sua pré-candidatura (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)

O PT aproveitou a pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (31) para reforçar sua tese segundo a qual a retirada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto "cassa" o direito dos eleitores de escolhê-lo novamente.

A pesquisa mostra que Lula mantém a liderança nas intenções de voto para a eleição presidencial de outubro apesar da condenação na semana passada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), considerada uma "violência judicial" na nota do PT.

"Há uma nova e importante mensagem na pesquisa: quando o nome de Lula é excluído da lista de candidatos, como planejam excluí-lo das urnas, o resultado é a maior soma de votos negativos (brancos, nulos e abstenções) já registrada na história das pesquisas eleitorais. É um imenso vazio de democracia", diz a nota.

"Excluir Lula do processo eleitoral significaria cassar o direito de voto da grande maioria dos eleitores, o que lançaria o país numa crise política e institucional de consequências imprevisíveis, mas inevitavelmente trágicas", argumenta o PT.

A fatia dos entrevistados que declara voto branco, nulo ou em nenhum candidato chega a um terço dos eleitorado em um dos cenários que não trazem Lula como candidato.

"Mais do que nunca, o Brasil precisa de Lula, para reconstruir a legitimidade do processo democrático e reencontrar a paz", diz a nota.

No levantamento, Lula aparece de 34% a 37% das intenções de voto, dependendo do cenário, bem a frente do segundo colocado, o deputado Jair Bolsonaro, que registra de 15% a 18%.

Com informações da Reuters.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.