Buscar

22/11/2021 às 09:02, Atualizado em 22/11/2021 às 09:51

PSDB interrompe prévias e deixa definição em aberto

Prévias tucana foram pausadas por causa de instabilidade no aplicativo de votação

Cb image default
Foto - reprodução PSDB

O PSDB decidiu paralisar o primeiro turno das prévias presidenciais que realizava neste domingo (21). Instabilidades no aplicativo dos tucanos dificultaram o encerramento da votação, programada para às 18h.

Porém, os votos registrados neste domingo estão válidos e serão contabilizados no resultado final. “O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias”, disse o partido, em nota.

Todos os candidatos da disputa, Eduardo Leite, João Doria e Arthur Virgílio, estiveram reunidos ontem com o presidente do partido, Bruno Araújo, para tentar chegar a uma solução.

Também participaram o vice-governador paulista, Rodrigo Garcia, e os ex-presidentes do partido José Aníbal, Teotônio Vilela e Tasso Jereissati. O fim da votação pelo aplicativo, marcado inicialmente para às 15h, já havia sido adiado para às 18h devido aos empecilhos.

A votação em Brasília, no centro de convenções Ulysses Guimarães, foi encerrada por volta das 15h. O pleito presencial era realizado com urnas eletrônicas.

A empresa que desenvolveu o aplicativo de prévias do PSDB afirmou que está investigando as possíveis causas da instabilidade. A Faurgsa (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) negou que o problema seja por falta de licenças na tecnologia para suportar o reconhecimento facial dos filiados.

“Os votos até agora registrados não serão perdidos, e a segurança do sistema não foi afetada”, disse a Faurgsa.

Há 44.700 filiados habilitados a votar, entre integrantes com mandato e sem mandato. Destes, 39.737 filiados estavam cadastrados no app, além de cerca de 4.000 vereadores.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.