Buscar

08/11/2019 às 10:30, Atualizado em 08/11/2019 às 10:02

Projeto obriga divulgação de áudio e vídeo de árbitros do VAR

Senador Nelson Trad Filho apresentou projeto que obriga a disponibilização da conversa.

Cb image default
Divulgação

Áudios e vídeos de árbitros e de todos os que utilizam o árbitro assistente de vídeo durante os jogos de futebol, o VAR, poderão se tornar públicos. É o que prevê Projeto de Lei apresentando nesta quinta-feira (7), pelo senador Nelson Trad Filho (PSD) no Senado, com objetivo de dar mais transparência as jogos.

Projeto de Lei nº 5.926 institui o Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios no futebol brasileiro e, conforme o texto da proposta, torna obrigatório que em todos as partidas que o VAR for utilizado, seja divulgado para todos os veículos de comunicação que estiverem transmitindo ao vivo, a conversa entre o árbitro central e o de vídeo e também o vídeo gerador da imagem em que os árbitros estiverem em discussão.

O VAR é utilizado para auxiliar o juiz de campo na detecção de erros claros, em situações que possam modificar o resultado de um jogo. A disponibilização da conversa que ocorre entre os árbitros foi proibida pela Federação Internacional de Futebol, o que motivou o senador sul-mato-grossense a criar o projeto.

“Vivemos no momento da informação acessível, imediata, e portanto é imprescindível garantir cada vez mais transparência, na política, nas organizações, e no futebol não poderia ser diferente. Acredito que o acesso a comunicação utilizada pelos árbitros, bandeirinhas e assistentes de uma forma geral durante os jogos vai garantir a todos um melhor entendimento das regras do jogo”, disse Nelsinho.

O projeto estabelece ainda prazo de 30 dias após a aprovação da lei para a Confederação Brasileira de Futebol regulamente o Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios. Proposta está tramitando no Senado.

VAR

Do inglês Video Assistant Referre, o VAR ou árbitro de vídeo é um assistente, que analisa decisões tomadas pelo juiz de campo com a utilização de imagens de vídeo e áudio.

Entre as decisões que podem ser revistas pelo VAR estão gols, pênalti, cartão vermelho direto, confusão de identidade, posição de impedimento na jogada de criação do gol, faltas não marcadas na jogada de criação do gol, verificar se a bola entrou inteira no gol, entre outros.

Aprovação da utilização do árbitro de vídeo ocorreu em junho de 2016, pela International Football Association Board (IFAB), órgão que determina as regras do jogo, e começou a ser usado efetivamente em agosto de 2016 na United Soccer League. No Brasil, a tecnologia foi usada pela primeira vez no Campeonato Pernambucano de Futebol de 2017.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.