Buscar

20/02/2018 às 10:30, Atualizado em 19/02/2018 às 22:47

Prazo para abertura de empresas em novo processo será reduzido para cinco dias

Semagro oferecerá treinamento do sistema para contadores.

Cb image default
O atual sistema será mantido nos próximos seis meses e depois somente no formato digital - Paulo Ribas / Correio do Estado

A Junta Comercial de Mato Grosso do Sul lançou ontem (19) a Jucems Digital, um sistema que proporcionará aos empresários e contadores do Estado acesso a todos os serviços prestados pela instituição, o que deve gerar redução de 35 para cinco dias o processo de abertura de empresas no Estado.

Entre os principais benefícios está a possibilidade de acessar todos os serviços na plataforma online da Jucems, eliminando deslocamento até os pontos de atendimento e a entrega de documentos físicos que serão autenticados via certificação digital.

Na avaliação do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, a plataforma encurtará caminhos para os empresários sul-mato-grossenses. "Cumprimos uma meta firmada em 2015 pela atual administração que era reduzir o trâmite de abertura de uma empresa, inicialmente, de 35 para 17 dias. Agora conquistamos um prazo reconhecido nacionalmente que é cinco dias, podendo chegar até três", explica.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, informa que os sistemas analógico e digital serão mantidos nos próximos seis meses e depois do prazo, somente no novo sistema.

"Na próxima semana iniciaremos um trabalho de qualificação com todos os contadores do Estado, com apoio do conselho de contabilidade, a fim de treinar os profissionais para entenderem e sentirem segurança com a utilização das ferramentas do sistema", argumenta o titular da Semagro.

Verruck reforça que a Jucems Digital criará um ambiente favorável para novos negócios e com esta intenção será realizado, ainda, um trabalho de integração com as prefeituras.

"Reduzimos o prazo de abertura das empresas para o padrão nacional, capacitaremos os profissionais do setor e temos interesse de integrar serviços com as administrações municipais, a fim de que os empresários consigam acesso digital a todos os documentos necessários para o funcionamento dos negócios", conclui.

SERVIÇO

O treinamento dos contadores começará inicialmente em Campo Grande, no dia 26. No dia seguinte, será em Dourados e Ponta Porã. Nas semanas seguintes serão agendadas capacitações em outras cidades polos de Mato Grosso do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.