Buscar

23/03/2020 às 10:00, Atualizado em 22/03/2020 às 19:50

NOVA ANDRADINA: Vereadores sugerem ações de combate à Dengue

A iniciativa visa à eliminação de focos de proliferação do mosquito da dengue.

Cb image default
Divulgação

Através de indicação conjunta, os vereadores Robertinho Pereira, Amarelinho e Dr. Sandro Hoici encaminharam à Prefeitura de Nova Andradina pedido sugerindo ações de combate à proliferação do mosquito da Dengue.

No documento, eles solicitam que “seja realizado o plantio de sementes de “Crotalária Juncea” bem como a Citronela, conhecida cientificamente como Cymbopogon nardus ou Cymbopogon winterianus, planta medicinal com propriedades repelentes, nos lotes da prefeitura municipal, para distribuição das mudas aos munícipes com a finalidade de auxiliar no combate a proliferação do mosquito da dengue”.

“A iniciativa visa à eliminação de focos de proliferação do mosquito da dengue. A doação/distribuição dessas mudas tem como objetivo a erradicação do problema que vem crescendo consideravelmente em nosso município”, afirmaram os parlamentares.

A Crotalária atrai a libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco.

O mesmo acontece com a libélula adulta, por ser predadora e se alimentar de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

“É importante destacar o poder de repelente da citronela, que é capaz de afastar inclusive o mosquito transmissor da dengue, sendo, portanto, uma opção para a proteção contra a doença”, completaram os vereadores.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.