Buscar

05/02/2018 às 14:48, Atualizado em 05/02/2018 às 15:50

NOVA ANDRADINA: Semec abre ano letivo com Jornada Pedagógica

O ato foi aberto nesta segunda-feira (5), pelo prefeito Gilberto Garcia no plenário da Câmara Municipal.

Cb image default
Foto: João Claudio

Iniciou nesta segunda-feira (5), as atividades da Jornada Pedagógica destinada à formação dos professores da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC). A atividade é preparatória ao ano letivo de 2018 nas 19 unidades escolares que compõem a Rede Municipal de Ensino.

A abertura do evento, realizado na Câmara Municipal, também marcou o início do ano letivo, aberto pelo prefeito Gilberto Garcia. A plataforma de autoridades do ato inaugural contou com a presença do secretário Fábio Zanata, da vereadora e primeira dama do município Joana Darc Bono Garcia, do professor e palestrante da manhã Marcos Tuller e do prefeito Gilberto Garcia.

Em sua fala, o prefeito de Nova Andradina enalteceu a qualidade dos educadores da Rede Municipal e destacou os dados de uma pesquisa de opinião pública realizada em dezembro de 2017, que apontou a SEMEC como a secretaria municipal melhor avaliada pela população. Gilberto apontou os desafios para o ano de 2018 e pediu apoio institucional aos professores na realização de políticas educacionais construtoras de cidadania.

“Em 2018 o nosso desafio é conscientizar a população, a partir dos estudantes da rede municipal, sobre a importância do tratamento do lixo. A participação do cidadão começa desde a separação dos resíduos orgânicos dos secos que podem ser reciclados, sobretudo, na contribuição com o tratamento do mesmo”, disse Gilberto.

Gilberto Garcia agradeceu o apoio e o compromisso dos educadores em melhorar a educação, pediu comprometimento com as propostas inovadoras que a SEMEC irá sugerir durante o período letivo, aplicando-as com zelo e criatividade. Ainda em sua fala, o prefeito de Nova Andradina lembrou das conquistas de seu primeiro ano de governo e se comprometeu em implantar o plano de saúde aos servidores da Prefeitura.

Ao término do ato, a Jornada foi iniciada com a palestra do professor Marcos Tuller, do Grupo Somos Educação, do Rio de Janeiro. Tuller é bacharel em teologia, pedagogo e mestre em educação, pós graduado em docência do ensino superior, psicopedagogo, gestão e supervisão escolar, diretor geral do ensino superior e diretor adjunto da Educação Básica, chefe do departamento de educação da editora CPAD e autor de 6 livros de didática e pedagogia.

Sua palestra foi discorrida com a abordagem motivacional e pedagógica, considerando as novas metodologias de ensino para o século XXI. O objetivo é mobilizar os professores a partir das novas plataformas bem-sucedidas, visando assim a qualidade do ensino e da aprendizagem.

Agora à tarde, Tuller se reunirá com os diretores e coordenadores, no auditório da Prefeitura Municipal, para abordar sobre as características da gestão escolar, considerando sobre as responsabilidades que são atribuídas a estes profissionais.

Já nesta terça-feira (6), a programação segue no auditório do Plenário da Câmara, com a palestra do professor Arquilau Moreira Ramão, com o tema “A excelência na arte de ensinar: motivação e compromisso, uma reflexão sobre a incompletude do ser humano”. Arquilau é diretor da Consultoria Pedagógica ‘Tantas Palavras’, Pós-Doutorado, Doutor em Educação, Mestre em Educação, Bacharel em Direito, Bacharel em Filosofia, Licenciatura Plena em História, Professor no Ensino Médio.

À tarde da terça-feira, Fábio Zanata fará uma recepção aos funcionários administrativos das escolas. Na oportunidade o professor Fabio Zanata, tecerá considerações e orientações sobre as atividades e as responsabilidades gerais destes profissionais.

Capacitação para os funcionários das creches

A recepção e capacitação dos funcionários administrativos das creches, foi realizada na última sexta-feira (2), no auditório da Escola Municipal Professor João de Lima Paes.

Esta segunda-feira (5) marcou o retorno aos atendimentos nas creches para as crianças que já estavam matriculadas na rede no ano passado. Nos dias 15 e 16, serão realizadas as novas matrículas para o preenchimento das vagas existentes. Dia 19 terá início os atendimentos para as crianças iniciantes. Para os demais alunos da pré-escola e ensino fundamental, as aulas iniciarão no dia 15 de fevereiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.