Buscar

15/12/2017 às 07:01, Atualizado em 14/12/2017 às 23:43

NOVA ANDRADINA: Prefeito GG defende aprovação de taxa de coleta de lixo

O prefeito falou por quase uma hora durante entrevista coletiva.

Cb image default
Foto: Marcos Donzeli

O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, do PR, falou com a imprensa da cidade nesta quinta-feira. A entrevista coletiva aconteceu no Paço Municipal e o objetivo foi levar a versão do executivo a respeito do projeto de lei complementar que esta tramitando na câmara municipal desde o final de novembro que visa instituir taxa de coleta de lixo no município. O prefeito esta encontrando resistência para aprovar, inclusive da base aliada.

Repercussão

Assim que o referido projeto chegou à câmara, o vereador Quemuel de Alencar, do PDT, divulgou uma nota a imprensa que era totalmente contra a aprovação. Quemuel alegou que a administração municipal deveria buscar alternativas sobre a gestão do lixo na cidade, e não deixar a conta para a população, que já paga outros tributos. O vereador disse ainda que faltou bom senso da administração ao propor um projeto dessa importância, sem consultar a população, posicionando-se contrário ao projeto.

Após a repercussão negativa contra a administração municipal, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hernandes Hortiz, chegou a procurar os vereadores com uma simulação da cobrança; usou a tribuna da casa, mas pelo menos sete vereadores continuaram irredutíveis e estão prometendo votar contra, caso o prefeito mantenha o projeto na pauta da próxima sessão marcada para acontecer na segunda-feira, dia 18, as 19h30.

Contrários

Na sessão de segunda-feira passada, além do vereador Quemuel de Alencar, do PDT, os vereadores Antônio Tomaz, do PV, Edeildo Gonçalves (Piscineiro) do PSDB, Sandro Hoici, do DEM, Ilson Almeida, do PT, João Dan, do PSDB e o presidente da casa, Vereador Mario Ferreira, do PR, disseram que irão votar contra.

Em cima do muro

O vereador Vailton Vlademir (Amarelinho), do PMDB, bem como o vereador Robertinho Pereira, do mesmo partido, não si manifestaram abertamente se são contrários ou a favor, bem como o vereador Airton Castro e o vereador José Ferraz Chagas, do PSDB. A vereadora Joana D’arque, do PR não estava presente na sessão. O vereador Ricardo Lima, do DEM, líder do prefeito no legislativo, trabalha para conseguir os sete votos necessários e aprovar o projeto.

Quanto à coletiva do prefeito GG, ele disse que o problema do lixo em Nova Andradina é muito sério e já perdura por décadas e agora chegou a hora de resolver.

O prefeito disse que a taxa será em média de 2,83 por habitante que varia de acordo com a metragem de imóvel para imóvel. Durante a entrevista ele chegou a apresentar uma simulação com os valores.

Questionado pelo Nova Noticias, sobre o posicionamento contrário da 7ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Garcia respondeu que respeita, mas não concorda.

Sobre a possibilidade de a Câmara não aprovar o Projeto, ele disse que não tem nenhum plano B, mas deixou a entender se caso isto vier a ocorrer, a prefeitura deverá estudar outro meio par operar o aterro sanitário, citando inclusive a diminuição e cortes em alguns convênios hoje mantidos pela administração municipal.

O prefeito foi perguntado sobre a forma de cobrança. Segundo as palavras do chefe do executivo a taxa será cobrada na conta de água ou caso o munícipe quiser poderá ir até a prefeitura e requisitar um carne.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.