Buscar

05/12/2017 às 15:01, Atualizado em 05/12/2017 às 11:25

NOVA ANDRADINA: Articulação política garante dois novos cursos a Universidade Federal

Campus do município receberá graduação em engenharia de produção e ciências contábeis a partir de 2018.

Cb image default
Foto: Marcos Donzeli

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus Nova Andradina terá dois novos cursos de graduação a partir de 2018: engenharia de produção e ciências contábeis. A informação foi confirmada pelo prefeito Gilberto Garcia e o vice Nenão, na tarde desta segunda-feira (4), em visita a diretora geral do campus local, Solange Fachin.

A articulação política para costurar mais esta conquista vinha sendo feita desde o início do mandato da atual administração. Os gestores municipais se reuniram, em pelo menos duas ocasiões, com o reitor da universidade, professor Marcelo Augusto Santos Turine, acompanhados do senador Moka e do ex-governador, André Puccinelli.

Este ano, três cursos foram liberados para o estado de MS, sendo que 2 estão em Nova Andradina. O processo seletivo para ingresso nestas graduações será feito pelo Sisu (70% das vagas) e vestibular (30%). Estão disponíveis 100 vagas, sendo 50 para cada.

De acordo com a diretora, a universidade já se prepara para receber os futuros acadêmicos destes cursos. “No dia 11 de dezembro, assinamos um convênio com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para a compartilhar o uso dos laboratórios de química e física. No dia 12, se apresentarão os 10 novos professores contratados. Esses profissionais vão nos auxiliar na missão de estruturar os laboratórios, atendendo as exigências do MEC para que tenhamos um ensino de qualidade”, pontua.

Solange Fachin também destacou a aliança com o poder público local, na concretização de projetos futuros do campus. “A prefeitura nunca mediu esforços para nos ajudar, por isso, acredito que teremos um horizonte ampliado neste leque de cursos. O relacionamento da reitoria nas instâncias federais, a articulação com os diversos institutos de ensino e o governo municipal se fortalece com os senadores, deputados e governadores e a chance de tornar Nova Andradina referência nas engenharias está muito próxima de acontecer”, dispara a diretora.

O prefeito Gilberto Garcia não escondeu sua intenção de buscar apoio para tornar o município um centro de referência em engenharia. “Neste ano chega a engenharia de produção, mas a pactuação é para trazer os cursos de engenharia civil e arquitetura. É um desejo da população, é o nosso desejo. A demanda existe e vamos trabalhar firme para que isso aconteça o quanto antes”, adiantou o chefe do executivo, propondo uma ação com o intuito de maximizar a divulgação dos novos cursos junto aos jovens das cidades da região.

Antes de encerrar o encontro, a professora Solange fez um convite ao prefeito para participar do evento natalino organizado pela UFMS para toda a comunidade, que acontecerá no dia 13 de dezembro, encerrando as atividades do ano letivo de 2017.

Cursos oferecidos no Campus Nova Andradina

Atualmente, o campus oferece também oferece os cursos de Administração, História e Gestão Financeira. Com as duas novas graduações, o número de vagas para o campus local da UFMS será de 260.

A partir desta segunda-feira (4), os interessados poderão se inscrever nos cursos de engenharia de produção e ciências contábeis, exclusivamente pela internet, até o dia 7 de janeiro de 2018, no endereço eletrônico www.fapec.org/concursos, onde estarão disponibilizados o formulário de inscrição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.