Buscar

07/11/2021 às 13:30, Atualizado em 07/11/2021 às 11:19

Mais de 500 títulos definitivos de propriedade rural são entregues em Sidrolândia

Os documentos beneficiam as famílias dos assentamentos Eldorado I e II

Cb image default
Divulgação

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) entregou 531 títulos de propriedade rural aos moradores dos assentamentos Eldorado I e II na manhã deste sábado (6) com a presença da ministra Tereza Cristina.

Os documentos beneficiam as famílias dos assentamentos Eldorado (235) e Eldorado II (296). Com os títulos, as famílias têm acesso a crédito rural e políticas públicas, além da maior independência financeira.

No evento foram assinados ainda 252 Contratos Fomento Mulher, que somam R$ 1,260 milhão. Esta é uma das linhas do Crédito Instalação do Incra, voltada exclusivamente para as mulheres do campo, no valor de até R$ 5 mil por família. A linha foi criada para estimular a produção das assentadas, contribuindo para que incrementem a renda da família, auxiliam na assistência alimentar e adquiram liberdade financeira.

Tereza Cristina ressaltou que uma das metas é ampliar o acesso da mulher rural ao financiamento. “Precisamos que mais mulheres acessem esse crédito. Espero que hoje seja o início desse acesso”, disse.

Uma das beneficiadas, Sebastiana Nogueira disse ter tido um sonho realizado. “Vou poder ter acesso a créditos e agora eu sou a proprietária da terra”, contou a produtora rural, que trabalha com leite, queijo, doces, soja e milho.

Já o produtor Ivanor de Oliveira afirmou que agora irá buscar financiamento por meio do Pronaf para investir. “Ter o meu lote é uma coisa. Ter certeza de que o lote é meu, em 17 anos de luta, eu não tinha. Hoje eu tenho a oportunidade de dizer que é meu, está aqui e posso provar por meio de documento”, afirmou. Ele produz limão e banana.

Ao todo, 1.072 famílias foram beneficiadas com os documentos titulatórios. O município de Sidrolândia tem 4.128 lotes em 20 assentamentos do Incra.

Com informações da assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.