Buscar

30/03/2018 às 14:30, Atualizado em 29/03/2018 às 21:32

Jornalistas serão homenageados com medalha na Assembleia Legislativa

A solenidade de entrega será no dia 06 de abril.

Jornalistas receberão Medalha do Mérito Jornalístico “José Barbosa Rodrigues” na próxima semana. Entre os homenageados estão o jornalista Antonio João Hugo Rodrigues, convidado do deputado Maurício Picarelli (PSDB) e o jornalista Adilson Trindade, convidado pelo deputado José Carlos Barbosa (PSB), o Barbosinha.

A homenagem será no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h do dia 6 de abril. A proposta da honraria é homenagear profissionais que tenham prestado relevante serviço à comunicação em âmbito estadual.

O também jornalista Picarelli é o autor do projeto e destaca os motivos para a criação da honraria. “É indispensável essa justa homenagem aos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira ética e imparcial. Seja na rádio, na televisão, nos jornais impressos e nos veículos online, os profissionais da comunicação são os responsáveis por perpetuar os acontecimentos na história”, justificou.

A data foi escolhida estrategicamente para dar alusão a comemoração do Dia do Jornalista que é 7 de abril e o nome do prêmio José Barbosa Rodrigues é uma homenagem ao professor, escritor, historiador, empresário e diretor do grupo Correio do Estado. “Quero homenagear o seu Barbosa porque ele me apoiou muito na minha carreira, na TV, por exemplo”, relembrou Picarelli.

A proposta prevê que a Medalha de Mérito Jornalístico José Barbosa Rodrigues será entregue aos profissionais que forem escolhidos por cada um dos integrantes da Casa. “Cada deputado poderá escolher até dois jornalistas para serem homenageados”, explicou o parlamentar.

Picarelli disse também que já escreveu livros e um deles tem prefácio do jornalista J. Barbosa Rodrigues.

HISTÓRIA

José Barbosa Rodrigues começou no Jornal do Comércio como zelador, para complementar a renda de professor. Após escrever um artigo, ele chamou a atenção da direção do veículo de comunicação e recebeu o convite para ingressar no jornalismo, área que cresceu e se destacou. Sua contundência na escrita fez com que seus artigos no Jornal do Comércio ganhassem destaque.

Por isso, acabou convidado para trabalhar no Correio do Estado. Dois anos depois de contratado, o grupo que administrava o jornal manifestava o interesse em parar com as atividades e o jornalista enxergou uma nova oportunidade. Comprou a empresa e passou a ser o único dono. Com o apoio da família, administrou o Correio do Estado e fez o jornal crescer.

De zelador do Jornal do Comércio a diretor de um dos maiores grupos de comunicação que já existiram em Mato Grosso do Sul, José Barbosa Rodrigues é definido pelo jornalista Antonio João Hugo Rodrigues, seu filho caçula, como um homem que sempre lutou por Campo Grande. “Ele era crítico, fez do jornal sua arma para garantir melhorias para a população da cidade. Mesmo sendo mineiro, essa cidade foi tudo para ele”, pontua. Nascido em 30 de junho, comemorou-se seu centenário há dois anos, em 2016.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.