Buscar

21/07/2022 às 11:04, Atualizado em 21/07/2022 às 10:21

Governador empossa 16 novos procuradores do Estado e deixa mais 13 na “reserva”

Primeira colocada veio da Paraíba e destacou importância da presença feminina na Procuradoria

Cb image default
Foto - Paulo Francis

Tomaram posse no fim da tarde desta quarta-feira (20) os 16 novos procuradores do Estado. Os nomes foram aprovados dentre 1.494 concorrentes que tiveram inscrição para as provas deferidas. Outros 904 foram indeferidos. Inicialmente seriam apenas seis vagas, mas o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que esteve no evento, acrescentou outros 10 lugares. Além disso, 13 colocados aguardam serem chamados dentro dos próximos quatro anos.

Os aprovados no certame passaram por diversas etapas, entre elas: prova objetiva, prova escrita (teórica e prática), prova oral e prova de títulos. A primeira colocada no concurso foi a paraibana Ana Caroline Valadares que fez questão de destacar a presença feminina na procuradoria de Mato Grosso do Sul.

"A PGE de Mato Grosso do Sul passou a ser dirigida pela primeira vez por uma mulher em 2019 e agora é comandada pela procuradora Ana Carolina Ali, isso confirma que a paridade e a valorização da mulher advogada é uma realidade dentro da procuradoria, onde metade dos cargos de chefia são ocupados por mulheres e a busca pela paridade jamais pode passar despercebida. Daqui em diante todos nós passaremos a contribuir diretamente pelo fortalecimento da advocacia em nosso estado, na defesa das escolhas e decisões tomadas de forma democrática e juridicamente legítima", disse.

Citada no discurso da primeira colocada, a procuradora geral, Ana Carolina Ali Garcia, fez questão de reforçar a importância dos novos procuradores. "Os aprovados trazem a força intelectual necessária para avançarmos em temas tão complexos e desafiadores que temos enfrentado e exigem atenção e uma especial proatividade e um preparo que tenho certeza que todos tem, por serem aprovados em um certame tão concorrido", afirmou.

“O aumento no quadro de Procuradores do Estado contribuirá com o aprimoramento da atuação nos processos judiciais e na atuação na atividade de consultoria", completou Ana Carolina. Como o preenchimento pode ser feito por residentes de qualquer parte do Brasil, apenas um sul-mato-grossense ficou entre os 16 primeiros colocados, sendo ele Fernando Rodrigues de Souza, de 32 anos, natural de Ribas do Rio Pardo.

“A aprovação nesse concurso é a realização de um sonho primeiro pela participação nessa carreira de estado tão importante e segundo por ser no meu Estado realizando um trabalho que tenho certeza que irá melhorar a vida dos cidadãos", contou.

Azambuja lembrou que está é a maior nomeação de procuradores já ocorrida no estado e ainda há outros 13 colocados na lista de espera para serem chamados nos próximos quatro anos. “Nunca houve uma nomeação com nível deste tamanho. Estamos nomeando hoje o que corresponde a 20% de todo quadro que temos na procuradoria”.

O governador ressaltou, ainda, que o intuito é fortalecer a estrutura jurídica do Estado, principalmente nas autarquias. “Não tínhamos procuradores no Detran, tinham advogados, mas não procuradores. Agora tem na Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), na Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), na agência de providência a Ageprev, então esses procuradores vão compor como titulares das pastas de representação da advocacia nessas autarquias”, finalizou.

Função - Mas, afinal, o que faz um procurador do Estado? Conforme explicado na própria página do governo de Mato Grosso do Sul, o procurador atua como uma espécie de advogado dos interesses estaduais. Portanto, ele é um representante do Estado tanto de forma judicial como extrajudicial. Ele defende e zela pelos interesses públicos e coletivos.

Conteúdo - Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.