Buscar

29/11/2017 às 15:04, Atualizado em 29/11/2017 às 15:06

Financiamentos do Pronaf destinam 965 mil reais à agricultura familiar de Nova Andradina

O fomento financeiro ao setor da agricultura familiar está contemplando os seus primeiros 14 produtores rurais do Assentamento 17 de abril.

Cb image default
Foto: João Claudio

A agricultura familiar é uma das políticas prioritárias do Governo Municipal como estratégia para fortalecer a economia de Nova Andradina, com garantia de emprego no campo e incremento à renda do produtor rural. Neste sentido, uma das tarefas bem sucedidas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Integrado é a aproximação institucional e política com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o objetivo de acelerar as ações e certificações, especialmente dos assentados, para destravar as linhas de crédito bancário para o financiamento de melhorias na produção.

Nesta direção, foram concedidos 734 Contratos de Concessão de Uso aos assentados da região de Nova Casa Verde, documento imprescindível para que o produtor tenha acesso ao crédito, sobretudo, ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo Federal. Estas conquistas não seriam possíveis com o apoio encontrado pelo prefeito Gilberto Garcia junto às lideranças políticas que atuam na defesa do produtor rural.

O fomento financeiro ao setor da agricultura familiar está contemplando os seus primeiros 14 produtores rurais do Assentamento 17 de abril, através do Pronaf, garantindo um total de R$ 935.561,15 que será revertido em reformas de pastagem, compra de equipamentos para ordenha, aquisição de vacas leiteiras, construção de currais, além de reformas de cercas.

O ato das assinaturas dos contratos do Pronaf aconteceu nesta segunda-feira (27), no auditório do Paço Municipal, com a presença dos contemplados, representantes do Banco do Brasil, instituição oficial responsável pela carteira do Programa, além de autoridades municipais. A Câmara de Nova Andradina também foi representada pelo presidente Mario Ferreira de Oliveira, pelos vereadores Ricarco Lima, Robertinho Pereira, Amarelinho, Deildo Piscineiro, Joana Darc Bono Garcia, João Dan, Wilson Almeida e Antonio Tomaz.

“O crédito deve ser usado com responsabilidade e esta oportunidade que vocês pequenos produtores têm, vai garantir a modernização da produção e melhoria na renda. Desde o momento que assumi a diretoria do Banco do Brasil, hoje é o mais feliz poque é um momento de realização,” disse Dilson de Moraes

Já o secretário de Desenvolvimento Integrado Hernandes Ortiz agradeceu ao prefeito pela confiança ao trabalho de sua pasta e parabenizou os contemplados com o financiamento. “Desde o primeiro dia que assumimos definimos que uma das nossas tarefas prioritárias era o de facilitar o acesso do produtor ao crédito, renovando junto ao Incra as CCUs e as DAPs, que são documentos necessários para destravar políticas agrícolas. E vamos melhorando com qualificação, buscando os parceiros, como o Senar, o Sebrae, empresas privadas para garantir a realização de cursos de capacitação aos pequenos produtores e trabalhadores rurais. Apliquem bem os recursos que virão os resultados. A terra tratada com carinho dá retorno”, aponta o secretário Hernandes as conquistas já alcançadas e as metas de sua Secretaria.

Emocionado, o prefeito Gilberto Garcia comemorou a sucesso dos assentados e falou de atuação de sua gestão em favor da agricultura familiar. “Com estes financiamentos, vamos viabilizar o aumento da produtividade, o acesso às tecnologias, com solo corrigido. E nosso governo está possibilitando outros projetos, como o calcário, a irrigação, “piqueteamento” dos lotes, cursos de capacitação. Realizar um mutirão jurídico para tirar os produtores rurais das pequenas restrições de crédito de modo a facilitar o acesso aos financiamentos agropecuários”, indica o prefeito.

Gilberto enalteceu o papel do pequeno produtor e as novas conquistas do trabalho de sua gestão junto ao Incra. "Vocês não devem favor a ninguém, o que estão recebendo hoje é fruto das batalhas que cada um tem vencido. A nossa missão é induzir e facilitar vocês a produzir, a ter acesso aos meios de melhorar a produção. O banco é o de financiar e os vereadores de apoiar politicamente as nossas medidas e vendo tudo isso, vejo que nossas parcerias estão dando certo. Quem passou quase 10 anos acampado em beira de rodovias e hoje conquista este acesso ao crédito é porque teve esperança e por meio dela vencerão outros desafios", disse o chefe do Executivo Nova-Andradinense.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.