Buscar

17/04/2018 às 07:00, Atualizado em 16/04/2018 às 16:32

Encontros regionais definem se Murilo será candidato do DEM ao governo

Sem mandato, Zauith está livre para articular politicamente.

Determinado a ter candidatura própria ao Governo de Mato Grosso do Sul, o Democratas espera definir o nome para disputar o cargo após a realização de encontros regionais em quatro cidades. Nos eventos, o partido deve ouvir a militância e as lideranças para decidir se vai de Murilo Zauith ou Luiz Henrique Mandetta para o pleito de outubro.

Após evento em Campo Grande que contou a presença do pré-candidato à Presidência Rodrigo Maia, a próximo encontro será em Dourados, a 225 quilômetros da Capital, no dia 5 de maio. A cidade é o berço político de Murilo Zauith, que já comandou a prefeitura, além de ter sido deputado estadual e federal, e vice-governador do Estado.

Com essas credenciais, Zauith assumiu a presidência regional do DEM e é considerado o principal nome para sair pré-candidato ao governo, o que deve ser confirmado após os encontros regionais.

Presidente do DEM de Dourados, o vereador Alan Guedes acredita que Murilo tem vantagem na disputa por não ter nenhum cargo eletivo, o que o possibilita a viajar pelo interior e fazer articulação política para viabilizar a candidatura. Já Mandetta, por ser deputado federal, teria que dividir suas atenções com o trabalho de parlamentar.

Este motivo também foi utilizado para que o ex-prefeito de Dourados assumisse o comando do Democratas no Estado. “O nome do Murilo vem para ser o presidente por não ter mandato”, diz Alan Guedes. “Nós definimos que o partido tenha um projeto coletivo com proposta de marchar unido”.

​“Nó vamos ou de Mandetta ou de Zauith”, afirmou o vereador democrata e presidente da legenda em Campo Grande, Vinícius Siqueira. Ele diz que não tem nenhum favorito na disputa e que “está muito confortável” com qualquer um dos escolhidos.

Após o encontro de Dourados, a cidade de Três Lagoas deve receber a reunião posterior, seguido de um município a ser definido da região Norte e, por fim, Corumbá deve encerrar os debates sobre a escolha do pré-candidato democrata ao governo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.