Buscar

07/07/2018 às 13:00, Atualizado em 06/07/2018 às 21:20

Empresários têm até 2 de agosto para atualizarem Nota Fiscal Eletrônica

Migração da versão do arquivo XML deve ser feita o quanto antes para não impossibilitar as operações de vendas.

Contribuintes de Mato Grosso do Sul terão até o dia 2 de agosto para atualizarem a versão da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). O prazo foi estendido já que 15 mil dos 25 mil empresários emissores ainda não atualizaram a versão 3.10 para a 4.00.

A migração da versão do arquivo XML deve ser feita o quanto antes para não impossibilitar as operações de vendas. “É uma quantidade expressiva de empresas que podem ter suas NF-e rejeitadas. Houve a prorrogação por mais 30 dias, mas o contribuinte precisa ser ágil para realizar os testes da nova versão”, alerta o gestor da NF-e, Eduardo Higa.

“Esse é um projeto nacional. Os empresários precisam se adequar uma vez que as notas enviadas na versão antiga serão automaticamente rejeitadas, impossibilitando a impressão do Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e, consequentemente, as vendas”, disse Guaraci Fontana, à frente da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda).

Estão disponíveis vários softwares emissores de NF-e, em versões pagas e gratuitas. Uma dessas gratuitas, que pode ser baixada na internet, foi desenvolvida pela Secretaria de Fazenda de São Paulo e administrada pelo Sebrae desde agosto do ano passado.

Caso a versão gratuita não atenda às necessidades da empresa, recomenda-se que os usuários busquem outras soluções, até mesmo criar uma própria. No Mato Grosso do Sul, cerca de 80% das empresas emissoras de NF-e utilizam software próprio.

“O funcionário do setor de tecnologia da informação da empresa ou a empresa que comercializar um software emissor de NF-e tem que obedecer aos requisitos e especificações que constam nas notas técnicas. A Nota Técnica 2016.002, versão 1.42, especifica os ajustes necessários relacionados à versão 4.00”, destaca Higa.

Fonte - Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.