Buscar

26/06/2018 às 14:00, Atualizado em 26/06/2018 às 15:15

Deputada de MS é chamada de ‘musa do veneno’ em comemoração sobre agrotóxicos

Segundo a bancada ruralista, as mudanças modernizam as normas do setor.

Cb image default
Divulgação

A deputada federal de Mato Grosso do Sul Tereza Cristina (DEM) ganhou um apelido dos colegas da bancada ruralista no Congresso Nacional: “Musa do Veneno”. A alcunha foi usada durante a festa pela aprovação do parecer que muda legislação brasileira sobre agrotóxicos.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, ela ganhou o apelido como referência irônica ao projeto de lei chamado por seus opositores de “PL do Veneno”. Tereza Cristina comandou a comissão especial que analisa a proposta de mudanças na legislação brasileira sobre agrotóxicos, cujo relatório foi aprovado na segunda-feira (25).

A comemoração ocorreu em um restaurante à beira do Lago Paranoá, em Brasília (DF), e, segundo o jornal, os ruralistas comemoraram a vitória com vinho, bacalhau e discursos inflamados. “Nós ganhamos a batalha, mas ainda temos uma guerra”, disse Cristina.

Segundo a bancada ruralista, as mudanças modernizam as normas do setor. Eles dizem que a atual legislação de agrotóxicos está defasada e impede que produtos mais modernos cheguem ao mercado.

O texto, muito criticado por ambientalistas e entidades de saúde como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), cria um rito sumário para o registro de agrotóxicos. Também prevê a mudança na nomenclatura do produto, que passa a se chamar “pesticida”.

Além disso, o Ministério da Agricultura assume o processo de registro dos agrotóxicos. Ainda passa a existir um prazo máximo para que novos produtos sejam analisados pelo governo. Se isso não ocorrer em até dois anos, eles receberão um registro provisório.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.