Buscar

25/09/2018 às 15:00, Atualizado em 25/09/2018 às 17:54

Câmara sugere escola pública militar em Nova Andradina

A proposta foi apresentada pelos vereadores Ricardo Lima e Amarelinho.

Cb image default
Divulgação

Por meio de indicação, a Câmara de Nova Andradina sugeriu a implantação de uma escola pública militar no município. A proposta foi apresentada pelos vereadores Ricardo Lima e Amarelinho.

A medida, aprovada por unanimidade, segue agora para análise do Executivo municipal e estadual, Assembleia Legislativa, bancada federal e comando-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Os parlamentares justificaram a iniciativa devido os índices de violência nas escolas públicas, principalmente em grandes centros urbanos, o que “tem tornado a alternativa de ‘militarização’ cada vez mais comum”.

Além disso, argumentaram os vereadores, trata-se de uma opção de baixo custo e com benefícios não apenas para a rede pública de ensino, mas para a toda comunidade em que ela esteja inserida.

Segundo Ricardo e Amarelinho, o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é formado por Colégios Militares que oferecem ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e ensino médio.

“Esses estabelecimentos propiciam educação de alta qualidade e suas práticas didático-pedagógicas vão ao encontro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, principal referência da educação no País”, descreveram os parlamentares.

O desempenho das unidades já existentes também foi destacado. Para ser ter uma ideia, de acordo com reportagem do jornal O Globo, as melhores escolas públicas dos estados de Goiás, Bahia, Ceará e Distrito Federal são administradas por militares.

“Os valores de hierarquia e disciplina têm se mostrado essenciais na construção de ambientes favoráveis à construção do saber, bem como contribuído na construção positiva de relacionamentos saudáveis”, opinaram os vereadores.

Nestes espaços, acrescentam os autores da proposta, “professores têm sua autoridade respeitada e os alunos são desafiados a buscar o melhor desempenho pedagógico para alcançar as honrarias conferidas pela escola”.

“Diante dos argumentos apresentados, solicitamos que seja viabilizado estudo para a implantação de uma escola militar em nosso município”, completaram Ricardo Lima e Amarelinho no documento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.