Buscar

10/12/2019 às 08:30, Atualizado em 10/12/2019 às 02:17

Câmara Municipal de Batayporã parabeniza Subtenente da PM com Moção de Parabenização

A proposição foi proposta pelos vereadores e entregue durante a sessão desta segunda-feira.

Cb image default
A Moção foi entregue pelo vereador Cabo Maximo ao homenageado.Foto - Jeferson Xuxu

A Câmara Municipal de Batayporã entregou nesta segunda-feira, dia 09-12, durante a sessão ordinária uma Moção de Parabenização ao Subtenente da Polícia Militar, Aldo Luiz de Souza, pelos relevantes serviços prestados a PMMS.

A carreira

Nascido em Batayporã, o ex boia fria Aldo Luiz de Souza, filho de Aparecida Argentina de Souza e João Luiz de Souza, ingressou com 18 anos na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, em 01 de agosto de 1998.

Durante este período, o policial homenageado realizou seu curso de formação de Soldado na então 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Nova Andradina-MS, atual 8º Batalhão.

Foi transferido no ano de 1.999 para a então Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental (CIPMA), atual BPMA, servindo em Porto Murtinho, Aquidauana e Batayporã, nos destacamentos de Porto Primavera e Batayporã.

Foi aprovado no concurso interno de Sargento da PMMS, no ano de 2004, ano em que cursava o curso de Biologia na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no município de Ivinhema-MS, por razões obvias, optou pelo curso de sargentos PMMS, sendo promovido a 3º sargento em 21 de abril de 2005.

No ano de 2007 foi transferido ao Departamento de Operações de Fronteira (DOF), com sede em Dourados-MS, atuando em toda a fronteira Sul-mato-grossense como chefe de equipe e auxiliar administrativo, permanecendo até 2011.

Em novembro de 2011, retornou para a Polícia Militar Ambiental de Dourados-MS, onde reside, em virtude dos estudos, e na época atuou em fiscalizações ambientais em todo o Conesul do Estado. No período de janeiro a dezembro de 2015, reforçou a Polícia Militar Ambiental de Bonito-MS.

Em 2016, retornou ao 8º Batalhão da PM de Nova Andradina-MS, com a missão de atuar na Seção de Justiça e Disciplina (órgão de controle disciplinar e penal militar), onde ajudou a estruturar a referida seção, bem como, participou da composição da equipe que atualmente trabalha.

No ano de 2017 e 2018, atuou como auxiliar da seção de ensino do curso de formação de cabos que ocorreu no 8º Batalhão de Nova Andradina-MS.

Atua desde 2016 como professor das disciplinas: Direito Constitucional e Administrativo, Aspectos Jurídicos da Atuação Policial e relações de gênero e combate à homofobia nos cursos de formação de Soldados, Cabos e Sargentos da PMMS, polos de Campo Grande, Nova Andradina e Dourados-MS.

Atuou como professor convidado e palestrante na UFMS, Campus de Nova Andradina-MS. Realizou estágio de docência no curso de Direito da faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na disciplina de Direitos Humanos e Educação.

Atuou em 2018 na Polícia Militar de Maracaju-MS e atualmente exerce a função de graduado de dia no 3º batalhão de Dourados-MS.

É Graduado em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2015). Especialista em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Cândido Mendes - RJ (2015-2017). Especialista em Gestão Pública Municipal (UFGD) 2016-2017. Ocasião em que pesquisou o ICMS ecológico do Município de Batayporã, bem como a gestão ambiental desenvolvida no Município.

Mestre em Antropologia (UFGD) 2019 e atualmente desenvolve pesquisa de projeto de doutorado sobre a origem das polícias brasileiras.

Foi promovido a Subtenente/PM da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, em 05 de setembro de 2018. Tem experiência na docência em educação ambiental e sustentabilidade, direito público.

Em 2018 recebeu a Medalha Tiradentes, mais alta comenda da Polícia Militar do estado de Mato Grosso do Sul, como reconhecimento por relevantes serviços prestados à PMMS.

É pai da Ana Beatriz, Luiz Felipe Matheus e André e esposo da Denisa.

Com informações da assessoria da Câmara Municipal de Batayporã.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.