Buscar

25/05/2018 às 06:30, Atualizado em 24/05/2018 às 18:04

Batayporã celebra convênio com a República Theca

Em dia histórico, Escola Estadual Jan Antonin Bata recebe convênio de apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Theca; recursos serão aplicados em três salas de aula.

Cb image default
Foto: Bete Lopes

Data história para o município de Batayporã, na última quarta-feira, dia 23 de maio, foi celebrado convênio com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Theca e a Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Estadual Jan Antonin Bata, no valor de cerca de R$ 70 mil, que serão aplicados em três salas de aula da unidade escolar.

O convênio, inédito no Brasil, foi assinado na sede da Escola Estadual Jan Antonin Bata, contando com as presenças da Consulesa Geral da República Theca em São Paulo, Pavla Havrlíková, da neta do fundador Jan Antonio Bata, Dolores Bata, do Cônsul Honorário Dr. Evandro Trachta, ex-deputada estadual Dione Hashioka, padre Nelo, da coordenadora regional da Secretaria de Estado de Educação, Sílvia Maria dos Santos, do diretor da escola, Augusto Leite, do vereador Germino Roz, além de professores, e alunos da unidade escolar.

Relatos emocionados e de resgate histórico foram realizados durante a assinatura do convênio, que contou ainda com a abertura da exposição “Endereço Bata Zlín”, que permanece disponível para visitação na Biblioteca da Escola Estadual Jan Antonin Bata até o dia 30 de maio. Na noite de quarta-feira (23), foi ainda realizada a exibição do documentário “Passos Thecos”, no Centro de Memória “Jindrich Trachta”.

Filho de Batayporã, o cônsul Dr. Evandro Trachta relembrou seus primeiros professores e sua história na Escola Estadual Jan Antonin Bata. “Com muito orgulho, faço parte da história desta escola, e hoje tenho a honra de fazer parte deste momento”, afirmou.

Cb image default
Foto - Bete Lopes

A consulesa geral da República Theca em São Paulo, Pavla Havrlíková, destacou a sua emoção em firmar este convênio com a escola, presenteando os alunos com um quebra-cabeça e um monumento histórico em 3D. “Muita emoção, e espero em breve estar de volta para ver estas peças prontas”, disse.

A neta do fundador Jan Antonin Bata, Dolores Bata, apresentou a exposição aos presentes, contando sobre os fundamentos de seu tio-avô, Tomás Bata, e seu avô, Jan Antonin Bata. “Eles acreditavam que somente através da educação, moradia digna e da saúde poderia se construir uma empresa forte. E com base nestes fundamentos, tornaram Zlín uma cidade próspera, através das suas empresas no ramo de sapataria. Percorreram 89 países disseminando esta tradição, e podemos acompanhar um pouco desta história através desta exposição”, contou. (Com informações da Jornalista Bete Lopes).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.