Buscar

14/07/2022 às 14:37, Atualizado em 14/07/2022 às 13:39

Bancada de MS aprova PEC 'Kamikaze' e Bolsonaro poderá aumentar valor de auxílios em ano eleitoral

A oposição intitulou a proposta como eleitoreira, mas acabou votando a favor

Cb image default
Foto - Reprodução TopmidiaNews

A bancada federal de Mato Grosso do Sul votou a favor da PEC “Kamikaze” nesta quarta-feira (13). A proposta cria na Constituição o Estado de Emergência, que dura até o mês de novembro e dá ao presidente Jair Bolsonaro (PL) a flexibilidade financeira é para aumentar o valor de programas sociais como o Auxílio Brasil e Vale Gás, prática vedada durante o período eleitoral na atual legislação.

As votações vinham ocorrendo desde terça-feira (12), e ontem os deputados de MS ajudaram a aprovar os destaques da PEC 15/2022, que prevê a implementação de medidas que aumentam a competitividade comercial dos biocombustíveis onde, onde está apensada a PEC 01/2022, que dá o poder financeiro ao presidente.

A oposição até tentou remover o dispositivo de emergência da PEC 01/2022, mas foi isso rejeitado pela maioria dos deputados.

De MS, a base de Bolsonaro composta pelos deputados Tereza Cristina (PP), Dr. Luiz Ovando (PP), Loester Trutis (PL), e Rose Modesto (União) votou a favor da proposta, assim como Beto Pereira (PSDB).

A oposição composta pelos deputado Vander Loubet (PT), Fábio Trad (PSD) e Dagoberto Nogueira (PSDB), se viram entre a "cruz e a espada" e votaram a favor. Segundo eles, mesmo discordando da maneira como o governo apresentou a PEC com fim eleitoreiro, as pessoas precisam dos aumentos em transferência de renda.

PT

Vander Loubet ponderou que a PEC é uma preocupação apenas "eleitoral" de Jair Bolsonaro. “Em primeiro lugar, é importante que a população perceba que essa PEC é uma proposta eleitoreira. Se o governo Bolsonaro realmente estivesse preocupado com as pessoas, teria implantado essa proposta antes, no ano passado, para evitar o sofrimento que nossa população está passando”, porém, ele vota a favor.

“Dito isto, nós do PT temos histórico de luta contra a fome, pela inclusão social e por salários mais justos, por isso - independente do caráter eleitoreiro do governo - votamos a favor dos interesses da população, que vem sofrendo muito por conta da incompetência desse governo.”

PSDB

Dagoberto criticou a proposta. “Essa PEC é uma aberração jurídica, ela sobrepõem à lei eleitoral e ao teto de gasto. Sabe? Isso é para burlar o teto e também a lei eleitoral, por isso que está fazendo em forma de emenda constitucional que é pra entrar em vigor e superar as demais leis.”

Porém, disse que ficou contra a parede, já que a proposta visa beneficiar as pessoas. “Por outro lado a PEC ajuda as pessoas. Então, eu não tenho como votar contra isso, né? Nós vamos ter que votar favoravelmente a apesar de ser uma ‘aberração jurídica’. O presidente podia já ter feito esse benefício desde o início de seu governo e está fazendo agora no período eleitoral, logicamente, até para se beneficiar disso. Mas eu não posso votar contra o interesse dos taxistas, dos caminhoneiros e da população que depende do auxílio.”

Beto Pereira, do mesmo partido votou a favor.

União

A deputada Rose Modesto, que concorrerá ao Governo do Estado, disse que como já defendido em outras ocasiões, apoia todas as iniciativas que beneficiem a população, em especial os mais vulneráveis. “Essa PEC traz a ampliação do Auxílio Brasil, o aumento do Vale-Gás, o reforço do Programa Alimenta Brasil, a criação do auxílio para os caminhoneiros e taxistas, entre outros benefícios mais. Todas essas medidas são para minimizar os impactos da pandemia, que sofremos até hoje.”

A deputada afirma que é necessário resolver esse problema, antes de discutir sobre presidente ou partido político. “Independentemente de presidente ou partido, enquanto não temos uma política permanente de enfrentamento à fome e à pobreza, temos que agir de forma emergencial. É para isso que existem esses dispositivos em lei. A verdade é que tem gente passando fome ainda. Temos que ajudar a população e é desses benefícios que eles precisam agora. Quem tem fome, tem pressa.”

PSD

Fábio Trad afirmou o prazo deveria ser permanente e não até novembro, como visa a proposta. “Votei a favor porque beneficia os vulneráveis, mas deveria ser permanente e sem desrespeitar o teto, afinal qualquer gasto acima da receita, recairá depois justamente sobre aqueles mais pobres.”

PP

Da base de Bolsonaro, o deputado Dr. Luiz Ovando defendeu a proposta do presidente, e disse que os valores em dinheiro não afetam diretamente no voto das pessoas.

“A narrativa da oposição ao afirmar que a PEC, além de ser eleitoreira é inconstitucional, cai por terra quando analisada no âmbito do art. 60, §4, por não lesar nenhum de seus incisos, ou seja, não fere os direitos e garantias individuais, não atinge a forma federativa do Estado nem a separação de poderes e não interfere no caráter do voto direto, secreto, universal e periódico.”

A deputada e ex-ministra Tereza Cristina foi favorável.

PL

O deputado Loester Trutis disse na rede social, que por ser da base vota sempre favorável as pautas de Jair Bolsonaro.

Com informações do TopmidiaNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.