Buscar

25/08/2021 às 13:02, Atualizado em 25/08/2021 às 11:25

Azambuja confirma segunda ponte da Rota Bioceânica

A ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta está em processo de licitação

Mato Grosso do Sul confirmou a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Apa para integrar a Rota Bioceânica. A informação foi repassada pelo governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB) em um encontro com o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) e o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez, em Foz do Iguaçu.

“O presidente Marito não só garantiu a execução do projeto, como também reforçou intenção de concretizar o projeto de construção de uma segunda ponte sobre o Rio Apa, na divisa do município de Valhemy e Porto Murtinho, na altura da Colônia Ingazeira”, destacou Azambuja.

No encontro, o governador de MS reforçou ao presidente paraguaio a importância de aprofundar a integração fronteiriça em diversas áreas, em especial a construção das pontes sobre o Rio Paraguai.

“Nós apoiamos esta segunda ponte, que também vai abrir novo acesso na fronteira e, consequentemente, aumentar o fluxo de pessoas, as relações comerciais na fronteira, e estamos prontos para oferecer a logística necessária em nosso território para fazer esta ligação”, afirmou Azambuja.

Considerado o principal projeto para efetivar a Rota Bioceânica, a ponte sobre o Rio Paraguai, que ligará os municípios Porto Murtinho e Carmelo Peral, taerá um investimento previsto de US$ 97,7 milhões e será financiado pela Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A ponte terá extensão de 1.300 metros, com um vão de 360 metros sobre o rio e uma altura de 22 metros e vai interligar Mato Grosso do Sul aos portos chilenos e poderá encurtar a distância para a exportação de produtos para a Ásia e principalmente para a China.

Em fevereiro, o Governo de MS entregou o contorno rodoviário de Porto Murtinho. A obra dá acesso aos portos e integra o projeto da Bioceanica.

“O maior gargalo sempre foi a logística, que encarece o preço final dos nossos produtos e chegam ao mercado internacional com menor competitividade. Com esta rota vamos crescer muito nas exportações e assim fortalecer a economia e os laços das duas Nações, encurtando o caminho para o Oceano Pacífico. ”, ressaltou Reinaldo Azambuja.

Calculada para suportar grande tráfego de caminhões bitrens, a estrutura terá duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5 m de largura, além de duas passagens nas laterais, com 2,5 m cada, para o trânsito de pedestres e ciclistas.

CRISE HÍDRICA

O presidente Mario e os governadores Reinaldo e Ratinho Júnior também discutiram a situação da crise hídrica que envolve os dois países.

A seca histórica já está afetando as comunidades ribeirinhas e a navegação pela hidrovia Paraguai- Paraná. Sem contar com os incêndios, que vêm devastando grandes áreas de pastagens e parques do Paraguai (Cerro-Corá), Mato Grosso do Sul e Paraná.

Conteúdo - Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.