Buscar

08/05/2018 às 17:00, Atualizado em 08/05/2018 às 19:08

Assembleia aprova projeto que orienta gestantes sobre zika vírus

Intenção é reduzir os casos no Estado, em função da incidência da microcefalia nos bebês.

Cb image default
Deputados aprovaram projeto durante sessão desta terça-feira (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que prevê uma série de medidas para prevenir e orientar gestantes sobre os riscos da transmissão de dengue, zika vírus e chikungunya. A intenção é reduzir os casos, em função da incidência da microcefalia nos bebês.

O projeto do deputado Junior Mochi (MDB), agora segue para as comissões de mérito na Assembleia, para depois passar por segunda votação. Caberá às unidades públicas e particulares que prestam assistência de saúde a incluir os esclarecimentos sobre os riscos de contaminação às gestantes.

“Mato Grosso do Sul, principalmente Campo Grande, no ano de 2016, apresentou uma verdadeira explosão de casos de contaminação destas doenças. Dados da Secretaria de Saúde do município mostram que a cada 15 minutos surge um novo caso. Tem-se uma média de 113 casos por dia”, destacou o autor.

A proposta prevê o levantamento das gestantes feitas por agentes comunitários de saúde, com as visitas nas residências para além de orientar e esclarecer dúvidas, também avaliar (agentes de endemias) se existem focos de mosquito da dengue. Também está previsto a distribuição de repelentes, que precisam seguir as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.