Buscar

14/12/2017 às 08:34, Atualizado em 13/12/2017 às 23:58

Artesanato em bambu é mais uma alternativa de renda para as mulheres de Nova Andradina

Prefeito Gilberto Garcia fez a entrega dos certificados nesta quarta (13) aos participantes do curso.

Cb image default
Foto: João Claúdio

Em mais uma ação do governo municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para a Mulher, com a finalidade de incentivar a autonomia econômica e o empreendedorismo feminino foi entregue na manhã desta quarta-feira (13), 40 certificados de conclusão do curso de artesanato “móveis em bambu”.

Ministrado pelo instrutor Jair Francisco de Oliveira, o curso teve duração de 5 meses e atendeu, principalmente, mulheres em situação de desemprego e baixo poder aquisitivo, que vivenciaram situação de violência doméstica, romperam essa situação e, agora, estão buscando a inclusão social e a melhoria na qualidade de vida.

Uma das participantes foi Jaqueline Gonçalves Farias. Ela disse que a oportunidade de fazer o curso a tornou um nova mulher, livre e com confiança de lutar pela sua vida e de criar seu filho. “Eu acreditei em todos que aqui estão. Acreditei que homem nenhum vai, independente do que seja, me por pra baixo. Eu represento uma nova Jaqueline”, disse. Emocionada, cantou uma música gospel em agradecimento ao prefeito Gilberto Garcia, presente na solenidade, juntamente com o vice-prefeito, Nenão, a primeira dama e vereadora, Joana D´Arc Bono Garcia, a secretária da pasta, Jozeli Chulli, vereador Wilson Almeida, familiares e amigos dos concluintes.

Jozeli destacou que normalmente os cursos são oferecidos com a parceria com instituições capacitadoras. Esta foi a primeira vez que a secretaria promove um curso com recursos próprios do município, graças ao apoio do prefeito, que reconheceu a importância e deu oportunidade para essas mulheres. O investimento foi de R$ 11.934,00. “Hoje, nosso trabalho vai além da questão da violência, preparamos as mulheres para conquistar seu espaço no mercado de trabalho, serem independentes financeiramente, com autoestima, seguras de si. A Jaqueline, assim como outras que sofreram violência, mostraram que é possível superar as dificuldades. Vocês, todas, são referência para tantas outras mulheres”, apontou a secretária, agradecendo também a sua equipe de trabalho.

O prefeito José Gilberto Garcia parabenizou a todos os envolvidos nessa iniciativa e disse que o maior compromisso desta administração é melhorar a vida das pessoas. Por isso, investe em cursos de qualificação, na construção de casas populares, educação, saúde e em ações de alcance social.

“Este curso é resultado da busca por alternativas de geração de renda para as mulheres, pois sabemos que o maior número de trabalhadores que estão à procura de emprego no município é do sexo feminino. Vamos continuar investindo em novos cursos, porque acreditamos na força da mulher, na sua vontade de crescer, abrir novas portas, dando condições de melhorar sua vida, de seus filhos e netos”, declarou o chefe do poder executivo.

Ao final, como forma de incentivar a produção do artesanato em bambu, o prefeito Gilberto adquiriu um jogo de móveis produzido durante o curso e que estava em exposição no auditório do Paço Municipal pelo valor de R$ 750,00. Em seguida, o sorteou entre todas as participantes. A ganhadora do artesanato em bambu foi Kely Simione.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.