Buscar

26/09/2020 às 13:00, Atualizado em 26/09/2020 às 10:45

Polícia Federal prende prefeitos de Rondônia por suspeita de corrupção

A investigação teve início em dezembro de 2019 e teve a colaboração de um empresário.

Cb image default
A Polícia Federal (PF) cumpriu quatro mandados de prisão preventiva contra prefeitos de municípios de Rondônia, (Foto: divulgação/PF)

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de prisão preventiva contra prefeitos de municípios de Rondônia, além de um quinto mandado de prisão preventiva contra um ex-deputado estadual.

As prisões ocorreram no âmbito da Operação Reciclagem, voltada para a investigação de crimes contra a administração pública. A operação é conduzida pela PF em conjunto com Ministério Público do estado, publicou a Agência Brasil.

Os prefeitos são: Gislaine Clemente (MDB), prefeita de São Francisco do Guaporé; Marcito Aparecido Pinto (PDT), prefeito de Ji-Paraná; Glaucione Maria Rodrigues Neri (MDB), prefeita de Cacoal e Luiz Ademir Schock (PSDB) (o Luizão do Trento), prefeito de Rolim de Moura. O ex-deputado é Daniel Neri, marido da prefeita Glaucione.

A investigação teve início em dezembro de 2019 e teve a colaboração de um empresário. Uma das prefeituras impunha condições para quitar dívidas com esse empresário pela prestação de serviços com o poder público. Ele resolveu contatar as autoridades para denunciar os ilícitos.

Provas foram angariadas e filmagens de recebimentos de valores por parte dos envolvidos foram registrados, com centenas de milhares de reais sendo distribuídos em dinheiro vivo. Os envolvidos foram afastados de suas funções públicas e foram bloqueados ativos que ultrapassam R$ 1,5 milhão. Esse valor, segundo a PF, teria sido, em tese, recebido de forma ilegal.

Também foram cumpridos 12 de mandados de busca e apreensão, com 22 equipes e envolvimento de mais de 70 policiais federais em Ji-Paraná/RO, Cacoal/RO, Rolim de Moura/RO e São Francisco do Guaporé/RO.

O nome da operação, “Reciclagem”, remete ao ramo de atividades da empresa envolvida no caso e origem dos recursos ilícitos, sendo decretado sigilo nas investigações pelo Tribunal de Justiça que cuida do caso.

(Informações da Agência Brasil)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.