Buscar

21/08/2021 às 13:11, Atualizado em 21/08/2021 às 14:13

PMA multa pescador profissional e apreende 240 quilos de pescado e veículo

Havia alguns peixes abaixo da medida permitida por lei e também com características de terem sido capturados com petrechos proibidos de malha do tipo redes ou tarrafas

Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais receberam denúncia de possível pesca predatória no rio Aquidauana e que os infratores estariam instalados em na região próxima a uma propriedade rural. Desde a denúncia, na quinta-feira, dia 19 de agosto, e ontem (20), equipes realizaram fiscalização no local da denúncia e em vários trechos do rio, de dia e à noite, e não encontraram os possíveis infratores.

Como a denúncia era confiável, as equipes continuaram nas diligências no rio e realizaram bloqueios policiais em estradas vicinais, para evitar a possível saída do pescado ilegal, tendo em vista que normalmente esses infratores pescam à noite.

Na tarde desta sexta-feira (20), uma das equipes conseguiu localizar o infrator denunciado. Ele estava em uma pick-up GM/Montana e na carroceria foram encontrados 240 quilos de pescado nobre fresco, sendo oito exemplares da espécie cachara e 20 exemplares da espécie pintado.

Havia alguns peixes abaixo da medida permitida por lei e também com características de terem sido capturados com petrechos proibidos de malha do tipo redes ou tarrafas (petrechos proibidos). Um pescador profissional assumiu ser o proprietário do pescado e que outra pessoa que estava no veículo não teria vínculo com a pesca predatória. No carro também foram encontrados rádios transmissores, os quais normalmente são utilizados para comunicação de possível fiscalização. O veículo, o pescado e os rádios foram apreendidos.

O pescador profissional de 42 anos, residente em Bonito, foi preso e encaminharam para a Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, juntamente com o material apreendido, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória e saiu depois de pagar fiança. A pena prevista para o crime é de um a três anos de detenção. Ele também foi atuado administrativamente e foi multado em R$ 10.000,00. O pescado será submetido a perícia e depois doado para instituições filantrópicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.