Buscar

13/09/2020 às 16:30, Atualizado em 13/09/2020 às 15:59

PMA de Bataguassu fiscaliza 22 embarcações e apreende 400 metros de redes

Foram soltos em torno de 10 kg de peixes vivos que estavam presos aos petrechos ilegais, principalmente cascudo.

Cb image default
Divulgação

A Polícia Militar Ambiental de Bataguassu realizou fiscalização nos rios Paraná, Pardo, Taquarussu, foz do Córrego Azul, entre a madrugada e início da noite de ontem (12), vistoriando vários ranchos de pesca e abordou 22 embarcações em atividade de pesca amadora e profissional, bem como pessoas que praticavam a pesca no barranco dos rios, em um total de 46 pessoas e todos pescavam legalmente.

De qualquer forma, este tipo de fiscalização preventiva não é só para evitar a pesca predatória das pessoas que se encontram em atividade de pesca. Uma das maiores preocupações da PMA é relativa aos petrechos proibidos que são armados por infratores, principalmente as redes de pesca, que além do alto poder de captura e depredação de cardumes, existe muita dificuldade de se prender os autores devido ao pouco tempo de exposição para armá-los nos rios.

Problema maior ainda é que também muitos abandonam os petrechos, ou esquecem onde armaram e esse material continua mantando peixes. Durante os trabalhos, as equipes retiraram dos rios, 12 redes de pesca, medindo aproximadamente 400 metros que estavam armadas ilegalmente. Havia redes cercando totalmente a foz do rio Taquarussu.

Foram soltos em torno de 10 kg de peixes vivos que estavam presos aos petrechos ilegais, principalmente cascudo. Infelizmente, em torno de 20 kg de peixes estavam mortos e apodrecidos (vídeo) em algumas redes que estavam abandonadas, mas que continuavam matando peixes. Este tipo de material quando é esquecido ou abandonado pelos pescadores, degrada cardumes, até sua decomposição total no rio que pode durar muito tempo.

Por esta razão, mesmo que não sejam presos esses infratores, a intensificação deste tipo de fiscalização de retirada desses petrechos com alto poder de captura evita a degradação dos cardumes e também impõe prejuízo financeiro ao perderem o petrecho ilegal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.