Buscar

09/03/2017 às 10:00, Atualizado em 09/03/2017 às 10:50

PMA apreendeu mais de uma tonelada de pescado ilegal no Pantanal

A PMA recebeu diversas denúncias.

Cb image default
Divulgação

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Corumbá apreendeu um barco pesqueiro indígena com mais de 1 tonelada de pescado ilegal no Pantanal e aplica multa de R$ 22,6 mil a cacique. Policiais militares ambientais realizavam operação fluvial pelo rio Paraguai com o objetivo de abordar um barco pesqueiro Guató suspeito de pesca predatória, na madrugada desta quarta-feira (8).

A PMA recebeu diversas denúncias de que na embarcação havia muito pescado que era comercializado, o qual era oriundo da pesca predatória pelos indígenas tripulantes da lancha.

Ao localizar o barco policiais encontraram 1.097 Kg de peixes das espécies pintado, cachara, palmito e piranha que foram apreendidos por estarem fora da reserva indígena, acima da cota permitida e por haver exemplares capturados em tamanhos inferiores aos que a legislação autoriza. De acordo com a polícia, os indígenas pescavam e comercializavam o pescado no Pantanal fora da área da Reserva Indígena.

O cacique, de 33 anos, morador da comunidade indígena Guató, assumiu a autoria e a responsabilidade por todo pescado e pela irregularidade. Ele foi encaminhado à delegacia de Polícia Federal e responderá por crime ambiental. O cacique também foi autuado administrativamente e multado em R$ 22.630. O pescado, um frízer e a embarcação foram apreendidos.

A PMA já havia recebido denúncias de pesca e comércio ilegal de pescado pelos indígenas, com uso da lancha apreendida hoje. Para obter êxito na apreensão, os Policiais permaneceram por dias no rio Paraguai. Para se ter ideia da importância de realizar a detenção desses indígenas que praticavam pesca predatória e cessar a depredação, durante todo o ano passado, a PMA apreendeu somente 3,6 toneladas de pescado em todo o Estado. Com eles, de uma única vez, mais de uma tonelada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.