Buscar

28/07/2016 às 15:32, Atualizado em 28/07/2016 às 17:34

PMA apreende seis curiós e autua criador amador em R$ 3 mil por possuir os pássaros ilegalmente

Cb image default
Divulgação PMA

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande realizaram fiscalização na Capital em um criadouro de pássaros autorizado pelo órgão ambiental e apreenderam ontem (27) à tarde, seis pássaros silvestres da espécie oryzoborus angolenses (curió), que estavam em situação ilegal. Foram encontradas as seis aves, que provavelmente tinham sido capturadas na natureza, pois estavam anilhados e não constavam do plantel do criador junto ao sistema (SISPASS) do órgão ambiental. Além disso, as anilhas não constavam no estoque do criadouro, o que é ilegal e indica a possível fraude.

O infrator não soube informar a procedência dos animais, que foram apreendidos, juntamente com seis gaiolas. O proprietário das aves, de 37 anos, residente no bairro Buriti em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.000,00. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na Capital.

A Polícia Militar Ambiental está realizando fiscalização nos criadouros amadores e comerciais de aves silvestres licenciados junto ao órgão ambiental. Essa fiscalização deve-se ao fato de que neste ano, o IBAMA repassou todo o controle desses criadores para o Estado. Dessa forma, apesar de este tipo de criação ser importante para minimização do tráfico de animais silvestres, precisa ser monitorado e fiscalizado para que não aconteçam fraudes. Já foram fiscalizados criadores vários criadores da Capital, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Costa Rica e Batayporã. No dia 23 e 25 e ontem (27), cinco criadores foram autuados em Jardim.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.