Publicado em 28/07/2016 às 15:32, Atualizado em 28/07/2016 às 17:34

PMA apreende seis curiós e autua criador amador em R$ 3 mil por possuir os pássaros ilegalmente

Redação, PMA
Cb image default
Divulgação PMA

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande realizaram fiscalização na Capital em um criadouro de pássaros autorizado pelo órgão ambiental e apreenderam ontem (27) à tarde, seis pássaros silvestres da espécie oryzoborus angolenses (curió), que estavam em situação ilegal. Foram encontradas as seis aves, que provavelmente tinham sido capturadas na natureza, pois estavam anilhados e não constavam do plantel do criador junto ao sistema (SISPASS) do órgão ambiental. Além disso, as anilhas não constavam no estoque do criadouro, o que é ilegal e indica a possível fraude.

O infrator não soube informar a procedência dos animais, que foram apreendidos, juntamente com seis gaiolas. O proprietário das aves, de 37 anos, residente no bairro Buriti em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.000,00. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na Capital.

A Polícia Militar Ambiental está realizando fiscalização nos criadouros amadores e comerciais de aves silvestres licenciados junto ao órgão ambiental. Essa fiscalização deve-se ao fato de que neste ano, o IBAMA repassou todo o controle desses criadores para o Estado. Dessa forma, apesar de este tipo de criação ser importante para minimização do tráfico de animais silvestres, precisa ser monitorado e fiscalizado para que não aconteçam fraudes. Já foram fiscalizados criadores vários criadores da Capital, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Costa Rica e Batayporã. No dia 23 e 25 e ontem (27), cinco criadores foram autuados em Jardim.