Buscar

08/10/2020 às 08:32, Atualizado em 07/10/2020 às 22:15

Operação Raízes apreendeu dinheiro, documentos e mídias diversas

Cb image default
Divulgação

A Operação Raízes realizada pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (07), em Corumbá e Campo Grande resultou na apreensão de R$ 8 mil, 1400 BOB (moeda boliviana), além de diversos documentos de estrangeiros (RNM- Registro Nacional Migratório, certidões de nascimento, carteiras de identidade), celulares e mídias diversas.

O balanço foi divulgado por volta das 16h, pela PF.

Conforme mostrado pelo Dourados News anteriormente, foram cumpridos pelas equipes da PF 14 mandados de busca e apreensão em Corumbá e Campo Grande.

A Operação Raízes, visa identificar irregularidades em documentos para obtenção de autorização de residência no Brasil a moradores da Bolívia. Entre os programas nacionais usados pelos estrangeiros, estão auxílio-emergencial, Bolsa Família e acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde).

O nome da ação, ‘Raízes’, ocorre pelo fato da investigação buscar identificar se os estrangeiros investigados conseguiram, ilegalmente, autorização de residência e outros benefícios sem terem criado quaisquer vínculos com o Brasil.

Desde o início de 2019 o Núcleo de Imigração em Corumbá constatou que vários bolivianos, normalmente com auxílio de “despachantes de serviços migratórios”, formalizavam o pedido de autorização de residência utilizando declarações ideologicamente falsas, de forma a usufruir dos programas da união.

A ação envolveu 60 policiais federais e os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá. Ainda conforme o Dourados News havia mostrado, ao menos 106 fraudes contra o governo federal tinham sido identificadas.

O balanço no final da tarde não apontou outros dados sobre fraudes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.