Buscar

11/01/2021 às 13:19, Atualizado em 11/01/2021 às 16:21

Mais de 2 mil animais silvestres foram capturados nos centros urbanos em 2020

Além disso, o desmatamento legal e também o ilegal, que acontecem nas circunvizinhanças das cidades, reduzem o habitat e alimento da fauna silvestre

Cb image default
Divulgação

No ano de 2020, policiais militares ambientais de Mato Grosso do Sul capturaram 2.268 animais silvestres nos perímetros urbanos. A apreensão apresenta um aumento de 28% com relação ao ano de 2019 (1.766), que já havia sido 26,77% superior a 2018 (1.393).

De acordo com informações policiais, neste último ano, a média foi de 6,2 animais capturados diariamente. Os principais bichos capturados foram aves.

Conforme a PMA, os animais são encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) na Capital, enquanto alguns capturados no interior são soltos nas redondezas, depois de laudos de médicos veterinários e biólogos constatando que são bravios e do habitat da região de onde foram capturados.

Além disso, os números também não abrangem os animais vítimas de tráfico, os quais são encaminhados ao CRAS, mas com dados computados em estatística de tráfico e não como captura.

As características das cidades de Mato Grosso do Sul de conservar muitas áreas de flora nos perímetros urbanos, também conserva a fauna ali existente, em um ambiente fragmentado, o que leva a fauna a adentrar os locais habitados.

Por exemplo, Campo Grande, que possui grandes reservas florestais e parques, além dos parques lineares de córregos e áreas verdes municipais, favorece à fauna e, essa convivência entre essa fauna sinantrópica e a população gera alguns conflitos, como: adentrar residências, ruas, estabelecimentos comerciais, atropelamentos, bem como há a necessidade de fazer o trabalho de captura, devido à fauna adentrar áreas que corram riscos, ou que haja riscos às pessoas.

Além disso, o desmatamento legal e também o ilegal, que acontecem nas circunvizinhanças das cidades, reduzem o habitat e alimento da fauna silvestre, que cada vez mais, precisa percorrer maiores distâncias na migração em busca de alimentos e acabam adentrando os perímetros urbanos, conforme informações da PMA.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.