Publicado em 22/12/2020 às 10:00, Atualizado em 22/12/2020 às 11:00

Juiz entende legítima defesa e dá liberdade à mulher que matou ex-marido em Bataguassu

O juiz lembrou ainda que Antônio tinha histórico de violência doméstica contra a ex-mulher.

Redação,

Na tarde de domingo (20),  Jacira Soares de Carvalho Bezerra, de 55 anos e o companheiro, de 59, Floriano Lisbão de Almeida, ganharam liberdade provisória após serem presos em flagrante pela morte de Antônio Henrique de Souza Bezerra, de 66 anos. O caso aconteceu no sábado (19) em Bataguassu, no assentamento Santa Paula, zona rural do município.

“Acorda que o Henrique veio me matar”. A frase foi dita pelo homem de 59 anos, durante o interrogatório policial. Ele contou à polícia que estava dormindo em casa quando o ex-marido da companheira chegou ao local armado com a barra de ferro e a faca e ela (Jacira) o gritou. Ao tentar defender a esposa, ele acabou esfaqueado no abdômen. “Tive a sensação que ia morrer”, disse.

Foi neste momento que a mulher também acabou entrando na briga, golpeou Antônio Henrique na cabeça e o esfaqueou.

O juiz Vinicius Pedrosa dos Santos entendeu que o casal agiu em legítima defesa, sem histórico de serem violentos ou terem problemas com a Justiça, por isso concedeu a liberdade provisória

O juiz lembrou ainda que Antônio tinha histórico de violência doméstica contra a ex-mulher. Só em 2020 ele teria descumprido medida protetiva três vezes.

“Revela que ela foi vítima e que precisou salvar sua própria vida, do contrário seria estatística e mais um nome nas lamentáveis manchetes jornalísticas”, ressaltou o juiz.

O caso

Antônio Henrique de Souza Bezerra de 66 anos, já havia sido preso em outubro do ano passado por agredir fisicamente a ex-esposa (Jacira), com chutes, socos e pedaços de madeira.

No dia 31 de outubro de 2019, Polícia Militar foi acionada por Jacira, que relatou que havia sido agredida por Antônio. Ao chegarem ao local, ela disse que após uma discussão entre os dois, ele teria quebrado alguns objetos da casa e posteriormente passou a agredi-la violentamente, com chutes, socos e também com dois pedaços de madeira que foram apreendidos no local pelos policiais

Jacira disse ainda que se trancou no quarto da casa para fugir das agressões porém, Antônio quebrou a janela e a agrediu novamente. Ela conseguiu se desvencilhar e correu pro sítio vizinho para pedir ajuda.

No dia dos fatos, os policiais realizaram buscas pela propriedade e avistaram o homem escondido em um canavial. Que ao perceber que seria preso, saiu correndo porém foi alcançado e imobilizado após aproximadamente 300 metros de fuga. Ele também apresentava lesões que teriam sido causadas pela mulher tentando se defender das agressões. Antônio foi preso e autuado em flagrante.

Depois que saiu da prisão, as brigas do casal continuaram sendo concedido a medida protetiva para Jacira. Pessoas próximas a mulher chegou a contar que Antônio tinha mudanças repentinas de personalidade se tornando agressivo por motivos fúteis.

No inicio desta semana, a filha de Jacira de 35 anos, cometeu suicídio, fato que aumentou as brigas do casal. Antônio que era padrasto dela, culpava a ex-mulher pelo ocorrido.

O final trágico deste caso foi dado ontem (19), quando Antônio foi a até a casa de Jacira, onde ela morava já com Floriano, armado com uma faca e ao encontrar Jacira investiu contra ela, iniciando uma luta corporal. Ao perceber a situação o atual marido da mulher foi defender a esposa e também entrou em luta com a Antônio.

De acordo com relato de Jacira na delegacia, durante a briga ela conseguiu pegar a faca da mão de Antônio e desferiu dois golpes de faca, e logo em seguida mais dois, notando que ele ainda estava esboçando alguma reação.

Segundo informações apuradas pelo Jornal Cenário MS, a Perícia Técnica localizou mais de 12 golpes de faca no corpo de Antônio e vários ferimentos na cabeça, que teriam sido provocados por uma barra de ferro e não um pedaço de madeira, como informado inicialmente.

Jacira Soares de Carvalho Bezerra e seu atual esposo, Floriano Lisbão de Almeida, sofreram ferimentos leves e foram levados a Santa Casa de Bataguassu pelo Corpo de Bombeiros e logo em seguida foram presos e liberados neste domingo a responder ao crime em liberdade.

Com informações do Cenário MS