Buscar

03/10/2016 às 06:16, Atualizado em 03/10/2016 às 02:42

Com 36 eleitos, PSDB cresce enquanto PT fica no zero e amarga derrocada

Em contrapartida o pleito consolidou a derrocada do PT, que não elegeu um gestor sequer.

PSDB conseguiu eleger 36 prefeitos em Mato Grosso do Sul neste domingo (2), o que corresponde a 45,56% dos municípios do estado. Isso sem levar em conta que o partido de Reinaldo Azambuja também vai disputar o segundo turno em Campo Grande com Rose Modesto, que teve 113.738 votos, o que corresponde a 26,62% votos válidos.

Levando em consideração o resultado das eleições de 2012, a legenda tucana aumentou em 200% o número de prefeituras, já que na disputa anterior havia conseguido vencer em apenas 12 municípios, levando em conta os eleitos filiados na época.

Além dos números obtidos nas urnas, o PSDB saiu vitorioso nos principais colégios eleitorais do estado, com exceção de Dourados, a 233 quilômetros da Capital, onde Délia Razuk (PR) venceu Geraldo Rezende (PSDB) com 39,82% dos votos válidos.

Em Três Lagoas, o deputado estadual Ângelo Guerreiro teve 59,11% dos votos válidos, bem a frente do segundo colocado Jorge Martinho (PSD), que obteve 34,79% dos votos.

Ruiter Cunha (PSDB) venceu o atual prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PDT), que tentava a reeleição. O tucano obteve 46,41% dos votos válidos enquanto o adversário conseguiu 41,41%.

Em Nova Andradina, colégio eleitoral de porte médio do estado, o partido do atual governador amargou derrota por uma pequena margem. Gilberto Garcia (PR) bateu Roberto Hashioka por 27 votos.

Derrocadas – O PMDB, que na eleição passada conseguiu eleger 23 prefeitos, este ano só conseguiu 17 municípios, enquanto o PT não teve nenhum eleito. O número repete projeção na quantidade de candidatos que eles lançaram para a disputa neste ano.

De 2012 a 2016, o Partido dos Trabalhadores ainda sofreu uma debandada dos eleitos. Segundo o presidente regional do PT, Antônio Carlos Biffi, foram eleitos 14 prefeitos, mas oito deixaram o partido, restando seis. Já em 2014, após o partido ser derrotado na disputa pelo governo do Estado, lideranças apontavam uma onda antipetista em Mato Grosso do Sul.

Na lista de quem partiu aparece nomes como do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), que trocou o PT pelo PDT após 16 anos de militância e do prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Mário Kruger, que tinha histórico de 14 anos no PT.

Fonte: Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.