Buscar

17/03/2020 às 14:00, Atualizado em 17/03/2020 às 16:17

UFMS substitui aulas presenciais por estudos dirigidos durante 30 dias

A decisão foi tomada após reunião do Crie (Conselho de Reitores de Instituições de Ensino).

Cb image default
Foto - Arquivo Nova Noticias

A UFMS vai substituir as aulas e as atividades presenciais por estudos dirigidos com uso de ferramentas de Educação a Distância (EaD) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no período de 17 de março a 17 de abril de 2020. A medida vale para todos os cursos de graduação e de pós-graduação de toda a Universidade.

A decisão foi tomada após reunião do Crie (Conselho de Reitores de Instituições de Ensino) realizada ontem (16) à tarde. As unidades devem orientar estudantes e professores a utilizarem as ferramentas e os recursos disponíveis. A critério dos Dirigentes das Unidades da UFMS, a substituição poderá ser aplicada às atividades práticas e estágios.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) e as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) prepararam tutoriais e cursos para auxiliar os professores na condução das disciplinas. As orientações estão disponíveis aqui.

O reitor Marcelo Turine assinou portaria hoje que estabelece as diretrizes e orientações para o período, e suspende o deslocamento de servidores, todos os eventos, reuniões presenciais de colegiados e conselhos, e os atendimentos à comunidade externa. Todas as bibliotecas funcionarão somente para empréstimos e devolução de livros e/ou materiais bibliográficos, excluindo as atividades de estudo e permanência.

A portaria também institui a modalidade de teletrabalho para servidores da UFMS, compulsória para maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas, e nos demais casos a critério da unidade. Além disso, determina a substituição imediata da leitura biométrica do registro de frequência pelo Passaporte UFMS.

“Todas essas medidas demonstram a preocupação da Administração com a comunidade universitária. Temos de ter serenidade e cuidado com as pessoas. As medidas visam contribuir com a redução da disseminação da doença, evitando aglomeração e mobilidade, e mantendo a Universidade em atividade”, afirmou.

As medidas têm sido discutidas com as Direções das Unidades desde a semana passada. Ontem (16) a presidente do COE/UFMS, a vice-reitora Camila Ítavo realizou reuniões presenciais com todas as unidades da Cidade Universitária e por videoconferência com todos os câmpus para acompanhamento e orientações.

A UFMS segue a orientação da autoridade sanitária e os protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ministério da Economia em relação ao tema, que são atualizados de acordo com o avanço da doença no país, conforme análise e recomendações do Comitê Operativo de Emergência/UFMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.