Buscar

21/11/2020 às 13:01, Atualizado em 21/11/2020 às 11:25

UEMS participa da III edição do Seminário Estadual da Guavira

A programação artística contará com a realização de um Concurso para seleção do desenho oficial desse e das futuras edições do Seminário Estadual da Guavira.

Cb image default
Divulgação

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) participará do III Seminário Estadual da Guavira, que será realizado on-line, com programação no dia 1º de dezembro e no dia 8 de dezembro de 2020. Nesta edição, os temas das palestras e discussões do evento serão: Produção sustentável; Serviços ambientais; Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos de Guavira; Comercialização e consumo consciente. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente.

No segundo dia do evento, a Professora Dra. Claudia Andrea Lima Cardoso, dos cursos de Química e Química Industrial da UEMS de Dourados, participará do painel "Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação". A pesquisadora falará sobre as perspectivas de produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentícios fabricados com a utilização da guavira.

A programação artística contará com a realização de um Concurso para seleção do desenho oficial desse e das futuras edições do Seminário Estadual da Guavira. É importante destacar que o desenho estará disponível em formato digital em homepages, redes sociais e será impresso em camisetas. Os candidatos interessados no concurso, deverão se inscrever até esta sexta-feira (20). Todas as orientações para a inscrição deverão estar de acordo com as condições dispostas no regulamento.

A programação também contará com uma Apresentação de vídeos de Jovens Pesquisadores que desenvolveram ou estejam desenvolvendo estudos relacionados a guavira (Campomanesia spp.) no período compreendido entre 2015-2020. A ideia é divulgar o conhecimento gerado e os resultados de trabalhos técnicos e científicos dos pesquisadores que contribuem para a conservação, restauração e uso sustentável dessa espécie, além de incentivar novos estudos. Todas as orientações para a inscrição deverão estar de acordo com as condições dispostas no regulamento.

O Seminário Estadual da Guavira é um evento anual que ocorre com o objetivo de criar um ambiente de discussão referente as ações para fomentar as atividades relacionadas a guavira, tais como: gastronomia, turismo,cultura,pesquisa, inovação, produtos artesanais, renda para comunidades/cooperativismo, extrativismo sustentável, geração de novos produtos a base de guavira.

Uma lei de 2017 transformou a guavira em símbolo do Mato Grosso do Sul. A homenagem foi feita porque a fruta, também conhecida como gabiroba, típica do Cerrado, é abundante e muito apreciada no Estado.

O evento é realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS), Secretária de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UEMS), e conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), da Universidade Aguanguera/Uniderp, além da UEMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.