Buscar

15/07/2022 às 16:45, Atualizado em 15/07/2022 às 15:47

Tragédia se repete e fogo devasta Pantanal de MS

O Corpo de Bombeiros Militar informou que a ocorrência se deu em área com bastante animais silvestres

Cb image default
Foto - Divulgação Corpo de Bombeiros do MS

Sucuri conseguiu se salvar de incêndio de grandes proporções no Pantanal de Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (14), com ajuda de bombeiros militares, que jogaram água para que resistisse ao calor das chamas. Os agentes encontraram o espécime enquanto controlavam fogo em fazenda no município de Corumbá.

De acordo com o órgão, os focos principais foram registrados na região da Fazenda Olho de Boneca, no Nabileque, por volta das 20h30. O incêndio nesta propriedade rural foi controlado por 12 agentes.

O Corpo de Bombeiros Militar informou que a ocorrência se deu em área com bastante animais silvestres, incluindo jacarés. Uma frente foi controlada e a outra se direcionou para região alagada, o que provocou novos trabalhos, por parte das equipes.

Incêndios em 2022

Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial), neste ano, os municípios do Pantanal que mais tiveram focos de incêndio foram Corumbá (445), Aquidauana (88) e Porto Murtinho (79).

Neste ano, os bombeiros têm feito triagem dos focos de incêndio, monitorados via satélite, para apurar se o fogo é autorizado. Conforme o órgão, caso seja ação ilegal, equipes são mobilizadas e enviados relatórios às autoridades competentes.

Em 2021, os Ministérios Públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apontaram que a maior parte (60%) das queimadas no bioma, que resultaram em "impactos incalculáveis à biodiversidade, à saúde humana e à economia", têm como principal hipótese uma ligação com atividades agropastoris.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.